TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA – FAT CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA – FAT

CURSO DE PSICOLOGIA

Michel Foucault

HOMEM E MENTE

Feira de Santana - Ba

DEZ, 2014

Michel Foucault

HOMEM E MENTE

Antonio Ramos

Ana Verena de Moura

David Silva

Jordanna Soares

Maritana Santos

Micaelly Paranhos

[pic 2]

Feira de Santana - Ba

DEZ, 2014

SUMÁRIO

 

                                                                                                                       Página

INTRODUÇÃO......................................................................................................... 4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...................................................................... 5

Biografia ............................................................................................................6

Obra .....................................................................................................................7

Concepção de Homem ....................................................................................8

Concepção de Mente....................................................................................... 9

Michel Foucault e a Psicologia ...................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 11

REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

     

O presente trabalho tratará sobre “A Concepção de Homem e de Mente para Michel Foucault”, Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo, era o que afirmava o teórico francês Michael Foucault (1926-1984). Vindo de uma família tradicionalmente de médicos Foucault realiza sua graduação em Filosofia na Sorbonne, em 1949 obteve o diploma de Psicologia e coroa seus estudos filosóficos com uma tese sobre Hegel, orientado por Jean Hyppolite. Foucault foi sempre mentalmente inquieto, curioso e angustiado diante da existência, o que o levou a tentar o suicídio várias vezes.

Existem diferenças fundamentais entre o que pode ser verdade, uma “possibilidade de verdade”, e o que Foucault designa “no verdadeiro”, aquela “verdade” aceita por determinada sociedade, aquela que interessa a um grupo social A “verdade” oficial, “verdade” que não                     perturba o status e é validada através de operações específica denominada “no verdadeiro”. Exemplifica com Mendel, quando suas pesquisas demonstraram ser verdadeiras não foram aceitas, pois não estavam “no verdadeiro”.

    O trabalho apresenta uma fundamentação teórica sobre a vida de Foucault e suas contribuições de Homem e Mente para a Psicologia.  

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PARTE 1.

Biografia

     Nascido em uma família tradicional de médicos, Michel Foucault frustrou as expectativas de seu pai, cirurgião e professor de anatomia em Poitiers, ao interessar-se por história e filosofia. Apoiado pela mãe, Anna Malapert, mudou-se para Paris em 1945 e antes de conseguir ingressar na École Normale da rue d’Ulm, foi aluno do filósofo Jean Hyppolite, que lhe apresentou à obra de Hegel.

     Em 1946 conseguiu entrar na École Normale. Seu temperamento fechado o fez uma pessoa solitária, agressiva e irônica. Em 1948, após uma tentativa de suicídio, iniciou um tratamento psiquiátrico. Em contato com a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise, leu Platão, Hegel, Marx, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Freud, Bachelard, Lacan e outros, aprofundando-se em Kant.

     Dois anos depois, Foucault se licenciou em Filosofia na Sorbone e no ano seguinte formou-se em psicologia. Em 1950 entrou para o Partido Comunista Francês, mas afastou-se devido a divergências doutrinárias.

    No ano de 1952 cursou o Instituto de Psychologie e obteve diploma de Psicologia Patológica. No mesmo ano tornou-se assistente na Universidade de Lille. Foucault lecionou psicologia e filosofia em diversas universidades, na Alemanha, na Suécia, na Tunísia, nos Estados Unidos e em outras.

    Em 1955, mudou-se para Suécia, onde conheceu Dumézil. Este contato foi importante para a evolução do pensamento de Foucault. Conviveu com intelectuais importantes como Jean-Paul Sartre, Jean Genet, Canguilhem, Gilles Deleuze, Merlau-Ponty, Henri Ey, Lacan, Binswanger, etc.

    Esteve no Brasil em 1965 para conferência à convite de Gerard Lebrun, seu aluno na rue d'Ulm em 1954. Em 1971 ele assumiu a cadeira de Jean Hyppolite na disciplina História dos Sistemas de Pensamento. A aula inaugural foi "a Ordem do discurso".

    Foi no Brasil que pronunciou as importantes conferências sobre "A Verdade e as Formas Jurídicas", na PUC do Rio de Janeiro.

    Em 25 junho de 1984, em função de complicadores provocados pela AIDS, Foucault morreu aos 57 anos, em plena produção intelectual.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PARTE 2.

A obra

Aos 28 anos publicou "Doença Mental e Psicologia" (1954), mas foi com "História da Loucura" (1961), sua tese de doutorado na Sorbone, que ele se firmou como filósofo, embora preferisse ser chamado de "arqueólogo", dedicado à reconstituição do que mais profundo existe numa cultura - arqueólogo do silêncio imposto ao louco, da visão médica ("O Nascimento da Clínica", 1963), das ciências humanas ("As Palavras e as Coisas", 1966), do saber em geral ("A Arqueologia do Saber", 1969).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com