TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayol

Tese: Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Fayol- 6 grupos

1- funcao tecnica,comercial,financeira,seguranca,contábil, administrativa

PRINCIPIOS BASICOS : dirigir,prever,organizar,comandar,coor,control

Difundiu os 14 prin da adm : 1.divisao do trabalho 2.autoridade e responsa 3.disciplina (ex: hr empresa),4unid de comando/5direcao, 6.subordinacao 7.remuneracao 8. Centralizacao 9. Hierarquia 10 ordem (material e 1-a 2-c 3-a 4-a 5-asocial) 11.equjdade12.estabil 13.iniciativa 14. Espirito de equipe

Burocracia

MAX WEBER : define protocolos que uma organizacao deve adotAr p atingir eficiencia

SCHOOL :

ELTON MAYO : human da adm. Motivacao vem da necessjdade de reconhecimento de aprove social e participacao

Paradigmas - conjunto de regras q estabelecem limites ex : rev industrial mudou formas de producao e consumo

Jules Henri Fayol Barros Zacanti(Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração[1] e autor de Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle), editado em 1916.

Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Josephi, o último sempre hostil às ideias do pai.

Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.

Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com