TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos Transporte

Exames: Fenomenos Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Disciplina: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Prof. Dante Bonetti de Freitas

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

14/06/2012.

INTRODUÇÃO

Pelo que temos visto e comprovado ultimamente é que a cada dia que passa as empresas estão mais focadas em terem uma Ética Empresarial melhor e com uma visão muito mais ampla sobre Moral e Lei.

Os empreendedores estão cada vez mais preocupados em compreender melhor sobre responsabilidade social para poderem incorporá-los em suas empresas.

Muitas empresas hoje estão buscando e se mobilizando para uma ética mais transparente e com isso atraindo uma posição mais conceituada no mercado, pois estão preocupados na questão da sustentabilidade social empresarial junto com a sociedade.

É através de uma visão e planejamento bem estratégico que as empresas estão mais envolvidas em terem uma qualidade de vida melhor.

1 . Estruturando o Mapa Conceitual – ETAPA 2

PALAVRAS CHAVES:

ÉTICA É: TEORIA PERMANENTE, PRINCIPIO UNIVERSAL

ÉTICA DERIVA GREGO ETHOS, CONJUNTO DE PRINCIPIOS MORAIS

ÉTICA TER: CONCIÊNCIA SOCIAL, EMPATIA, CARATER,

ÉTICA SER: DIGNO, HONESTO

DEFINIÇÃO: COSTUMES CORRETOS, VALORES PESSOAIS, ÍNDOLE

MORAL É: CONSCIÊNCIA SOCIAL, CONDUTA ESPECÍFICA, TEMPORAL, PRÁTICA, CULTURA.

MORAL DERIVA LATIM MOS OU MORES,

NORMAS MORAIS: AUTO-OBRIGAÇÃO, UNIVERSAIS, INCONDICIONAIS,

DEFINIÇÃO: CONJUNTO DE REGRAS, CONJUNTO DE VALORES, CONDUTA

LEI, O QUE É: DIREITO SEU, JUSTO, CONDUTA HUMANA, JUSTIÇA PARA AS SOCIEDADES, PESSOAS.

As diferenças entre si: PROMOVE JUSTIÇA, EXPRESSA DIREITOS HUMANOS

TEM LIBERDADE DE ESCOLHA, SOCIEDADES GRUPO DE PESSOAS.

LEIS DIFERENCIAM-SE: Lei em sentido amplo, Lei em sentido estrito, Lei em sentido formal, Lei em sentido formal- material, Lei substantiva, Lei adjetiva, Lei de ordem pública

2. ESTRUTURANDO O MAPA CONCEITUAL – ETAPA 3

A ética é essencial nos negócios, pois os consumidores rejeitam as empresas, que fogem dos padrões éticos e os investidores desprezam as organizações que são poluidoras e não tem responsabilidade ecológica. Quando a atitude ética é percebida pelos clientes isso agrega valor ao produto e solidifica a marca da empresa que é o bem mais valioso da mesma.

Através de uma equipe criativa e com objetivos em comum, e nítido que prevaleça o relacionamento cordial e por consequência clientes satisfeitos na empresa.

As empresas éticas conseguem obter lucros através de atitudes éticas as Empresas obtendo maior fidelidade dos clientes, maior acesso ao mercado, diminuição de custos, através de reutilização de materiais, reciclagem de resíduo, aumento do desempenho dos funcionários. O trabalhador valoriza a Empresa, pois percebe que não é a única beneficiada.

3. ESTRUTURANDO O MAPA CONCEITUAL – ETAPA 4

Conceito de responsabilidade social nada mais é que uma visão empreendedora, onde as pessoas devem se conscientizar dos seus deveres comunitários buscando compromisso para que haja uma qualidade de vida melhor para o mundo.

Os stakholders são as partes interessadas no processo como, por exemplo, investidores, gerenciadores visando tanto os lucros como os riscos.

Através de um planejamento estratégico é que as empresas implantam responsabilidades sociais para se obter uma abordagem mais ampla conhecida como sustentabilidade empresarial.

As certificações são as vantagens competitivas nas empresas como, por exemplo, o certificado mais conhecido como ISSO 9000.

O marketing social tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, tais como: educação, habitação, transportes, nutrição, trabalho, higiene e saúde pública, buscando inovações sociais.

CONCLUSÃO

Embora seja cada vez maior a preocupação com a postura dos cidadãos, seja nas relações sociais ou nas empresas no seu ambiente de trabalho, ainda existe um importante papel na sociedade de ter os valores, os princípios sendo um grande desafio para que o trabalhador seja responsável pelos seus atos.

Na sociedade atual em que muito se valoriza a prática do individualismo e da lei da vantagem, é importante instigar no trabalhador, juízo crítico para resistir á imoralidade e a prática profissional negativa. Tudo isso passa pela construção de princípios éticos, das pessoas em geral, delimitando o exercício de suas funções de forma consciente, profissional, digna, eficiente.

Ética essa palavra, que significa modo de ser, caráter, ética corresponde ao que é bom para o individuo, e para a sociedade estabelecendo a natureza dos deveres e obrigações no relacionamento social. No cotidiano ética e moral costumam ser confundidas, a ética parte do fato da existência da história da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas.

A moral por sua vez tem como valor fundamental tudo que promova o bem estar do homem. A partir dessa diretriz, defini-se a moral, como conjunto de normas e princípios que influenciam o comportamento humano.

A diferença básica entre ética e moral é a seguinte: a moral é o ponto de vista de uma sociedade, o que é moral para uma sociedade pode não ser para a outra. A ética está relacionada á tomada de decisão, julgar, escolher, instituir. Já a lei, obrigações legais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com