TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos Transporte

Dissertações: Fenomenos Transporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisar, em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet, em quais condições ou hipóteses se pode utilizar a Equação de Bernoulli.

Daniel Bernoulli foi um físico e matemático Suíço do século XVIII. Oriundo de uma notável família ligada à Ciência . particularmente à matemática1. Nasceu em 1700 e investigou, entre muitos outros assuntos, as forças associadas a um fluido em movimento. Desenvolveu a teoria cinética dos gases e foi quem pela primeira vez caracterizou a pressão de um gás através dos choques elásticos, das suas partículas, numa superfície.

Viria a estabelecer em 1738, uma das equações mais utilizadas na mecânica de fluidos conhecida por Equação de Bernoulli. Essa equação é utilizada para, entre outras aplicações em hidráulica, quantificar velocidades de escoamentos estacionários de descarga de reservatórios, estimar a velocidade de um escoamento através duma restrição à sua passagem e medir velocidades de escoamentos e os respectivos caudais. A aplicação da Equação de Bernoulli está portanto presente quer nas operações de previsão feitas pelo Engenheiro, quer nas correspondentes operações de verificação e experimentação em geral.

A Equação de Bernoulli traduz o princípio de conservação de energia numa mesma linha de corrente num escoamento suposto estacionário, com massa volúmica constante, invíscido, sujeito adicionalmente a forças volúmicas de origem gravítica.

Lembremos que uma linha de corrente é caracterizada pela tangência do vetor velocidade do escoamento em cada um dos seus pontos. Um escoa- mento é dito estacionário quando os parâmetros que o caracterizam, tais como a massa volúmica, a velocidade V, a pressão p e outros, não de- pendem do tempo.

A massa volúmica diz-se constante se não depender quer do tempo, quer da posição. Um escoamento diz-se invíscido quando a viscosidade do fluido é nula. Nesta última situação o fluido diz-se perfeito. O estabelecimento da Equação de Bernoulli tem por base a Equação de Euler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com