TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômenos Químicos E Fenômenos Físicos"

Ensaios: Fenômenos Químicos E Fenômenos Físicos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

“Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos”

1.Objetivo

Identificar e diferenciar experimentalmente os fenômenos químicos dos fenômenos físicos.

2.Introdução

Transformação do material é toda e qualquer alteração sofrida pela matéria, são também chamadas de fenômenos materiais. Algumas transformações são passageiras ou reversíveis conhecidas como fenômenos físicos. Outras transformações são mais profundas e frequentemente irreversíveis, são, em geral, fenômenos ou reações químicas.

As transformações físicas não modificam a natureza do material. Os átomos, íons ou moléculas, não são alterados; eles são apenas agitados, desarrumados, reordenados etc. É o caso, por exemplo, das mudanças de estado físico: no estado sólido, as moléculas formam um reticulado cristalino, no estado líquido as moléculas “rolam” uma sobre as outras com certa liberdade e no estado gasoso, as moléculas se movimentam em todas as direções com alta velocidade.

Nas transformações químicas as moléculas iniciais (reagentes) são quebradas, e seus átomos se reagrupam para formar as novas moléculas (produtos da reação). Pode-se citar como exemplo a queima do carvão, o fenômeno não é mais “passageiro”, isto é, depois de queimado não é possível recuperar o carvão inicial. Para representar uma transformação química, usa-se uma escrita especial denominada Equação Química. Reconhece-se uma transformação química apartir do momento em que há liberação de energia, gases, mudanças de cor ou formação de precipitado.

3.Procedimento Experimental (Metodologia)

3.1 Aquecimento do magnésio

É realizado aquecimento direto na chama de um bico de Bunsen com auxílio de uma pinça metálica um pequeno pedaço de fita de magnésio ate ocorrer emissão de luz.

3.2 Aquecimento do enxofre

É feito o aquecimento de uma pequena porção de enxofre em pó, dentro de

um tubo de ensaio, diretamente na chama do bico de Bunsen.

3.3 Decomposição do dicromato de amônio

Aquece-se uma pequena quantidade de dicromato de amônio dentro de um

tubo de ensaio, diretamente na chama do bico de Bunsen.

3.4 Reação entre iodeto de potássio e nitrato de chumbo

Utilizam-se dois tubos de ensaio – um contendo 2,0 mL de uma solução de

Iodeto de potassio 0,1M (KI) e outro com 2,0 mL de uma solução de

Nitrato de chumbo 0,1M Pb(NO3)2 – e verte-se o conteudo de um deles

no outro.

3.5 Perda da água de cristalização

Utilizando um bico de Bunsen e um tubo de ensaio, aquece-se uma

pequena porção de sulfato de cobre (II) penta-hidratado (CuSO4 * 5H2O). Após o

aquecimento, o tubo deve ser deixado em repouso ate que se resfrie. Então,

ja em temperatura normal, adiciona-se ao sulfato algumas gotas de agua.

3.6Tranferência de elétrons

Adicione-se água destilada ao sulfato de cobre (CuSO4) hidratado obtido no experimento 3.5, até a dissolução total do sólido. Adicione-se bombril (Fe metálico) e com auxílio do bastão de vidro misture-se a solução até o bombril e o líquido mudarem de cor totalmente.

4.Resultados Experimentais

4.1Aquecimento do magnésio

O pedaço de fita de magnésio, ao ser aquecido diretamente na chama do bico de bunsen, realiza combustão e libera luz, transformando-se em óxido de magnésio – um sólido branco em forma de

pó-. A reação que ocorre é:

2Mg(s) + O2(g) → 2MgO(s) + luz.

Como a combustão é uma reação quimica, ocorre alteração na composição quimica da fita de magnésio,como foi demonstrado na equação acima, portanto, seu aquecimento caracteriza um fenômeno quimico.

4.2 Combustão do enxofre

Após aquecer uma pequena quantidade de enxofre em pó, em um tubo de ensaio, nota-se a eliminação de uma substância no estado gasoso de odor desagradável e a fusão do pó e mudança de coloração (de amarelo a vermelho escuro), dentro do tubo. Após o resfriamento, o conteudo do tubo voltou parcialmente ao estado solido com coloracao amarelo-escuro apresentando manchas escuras. Este experimento apesar de ser um fenômeno físico não volta ao seu estado inicial. Isto ocorre pois a forma termodinâmicamente estável à temperatura ambiente é o enxofre rômbico, que consiste em anéis de S8 dobrados. Quando aquecido acima de seu ponto de fusão (113ºC), o enxofre sofre certa variedade de mudanças. O enxofre fundido primeiro contém moléculas de S8 e é fluido porque os anéis escorregam entre si facilmente. Além disso o aquecimento desse líquido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com