TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernando Novais - Crise do antigo sistema colonial

Resenha: Fernando Novais - Crise do antigo sistema colonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 2

Fernando Novais – Crise do Antigo Sistema Colonial

Novais destaca a intensa relação entre metrópole e as colônias, descrevendo essa interação como antigo sistema colonial, onde engloba todas as relações entre metrópoles e colônias, não somente a relação entre Portugal e brasil.

Para Novais, algumas características tornam as metrópoles e colônias de certa forma semelhantes: A dominação politica (as metrópoles dominam as colônias) / proteção ao comercio colonial que deve ser usufruído pela metrópole / Mão de obra compulsória.

O sistema colonial começa a dissolver no fim do século 18. A crise surge na estrutura (conjunto) colonial, tendo ainda como contribuição diversas fatos históricos. Novais analisa a crise com maior detalhe na relação da colonização portuguesa, e não em sua totalidade. Analisa a crise através dos ideias capitalistas. Novais afirma que o sistema apresenta várias contradições existentes na estrutura colonial que a levaria a entrar em crise, como a necessidade de desenvolvimento da colônia (onde a colônia cria contradições com a metrópole, gerando discordâncias – a colônia passa a ser mais importante que a metrópole). O estopim da crise são fatores de ordem econômica.

A independência do Brasil foi possibilitada pela crise do antigo sistema colonial, justamente pelo fato de a colônia se tornar extremamente importante economicamente, proporcionada pelo rompimento das relações tradicionais entre Portugal e Brasil. A independência teve contribuição dos movimentos revolucionários, que mostrou o esgotamento dessa relação, tanto politica quando econômicamente.

A vinda da corte para o Brasil também contribui para o processo de independência, pois diversas medidas são tomas, como abertura dos portos às nações amigas, proporcionando uma maior liberdade de comercio e promovendo o Brasil de colônia para metrópole.

No período em que o rei estava alocado no Brasil, diversas obras foram executadas, gerando um crescimento econômico e estrutural do Brasil. Quando o rei volta para Portugal, há uma tentativa de retomar a colônia, mas não é bem sucedida, tornando assim o Brasil uma monarquia após o processo de independência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com