TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise No Sistema Colonial

Trabalho Universitário: Crise No Sistema Colonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Crise do Sistema Colonial

Para entender o declínio do sistema colonial, é necessário retroceder até a Europa no século XVIII. Um mote de revoluções movimentou o continente europeu, modificando as configurações sociais, econômicas e políticas

• Iluminismo – conjunto de ideias que cultivava o racionalismo, a liberdade, a felicidade entre os homens, sendo contrário, assim, ao Antigo Regime. Contribuiu para que houvesse as demais revoluções.

• Revolução Industrial – ocorreu na Inglaterra em meados do século XVIII e fez o sistema colonial se tornar obsoleto. Via nas colônias fonte de consumação dos seus produtos, além de fornecedoras de matérias primas a baixo custo, dando inicio ao capitalismo industrial.

• Revolução Americana – após guerra com a metrópole inglesa, os colonos das Treze Colônias se declararam independentes.

• Revolução Francesa – ascensão da burguesia francesa ao poder, sendo o símbolo máximo do extermínio do Antigo Regime.

No Brasil, esses movimentos impulsionaram a burguesia colonial a questionar o fiscalismo português sob o mercado aurífero, surgindo as conjurações contra o poder colonial.

O absolutismo português teve apogeu com D. José I, declarado déspota esclarecido, nomeando Marques de Pombal a primeiro-ministro de Portugal. Para fortalecer o poder real, eles reformam o Exército e a burocracia estatal, subjugam a nobreza e reduzem o poder do clero. Para fortalecer o poder real, eles reformam o Exército e a burocracia estatal, subjugam a nobreza e reduzem o poder do clero. Sua política gera crises internas e nas colônias.

A política econômica de Pombal resulta em maior controle da metrópole sobre a colônia. O ministro tenta limitar as brechas no monopólio comercial português, abertas pelos tratados com a Inglaterra. As elites brasileiras percebem que têm mais a lucrar com o livre comércio e encontram no liberalismo a base teórica para defender seus interesses. O governo português também tenta evitar a diversificação da economia na colônia. Em 1785 manda fechar as oficinas de metalurgia, ourivesaria e as manufaturas têxteis no território brasileiro. O afastamento de Pombal não diminui os conflitos da elite brasileira com a metrópole.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com