TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercantilismo E O Sistema Colonial

Trabalho Escolar: Mercantilismo E O Sistema Colonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  621 Visualizações

c) Podemos estabelecer semelhanças e diferenças entre as políticas e praticas econômicas atuais com as da época do mercantilismo. Discuta com seus colegas as suas conclusões.

4)Leia o texto a seguir extraído da obra Estrutura e Dinâmica do antigo Sistema Colonial do historiador Fernando Novais.

"A economia colonial escravista -mercantil é uma economia predatória. É reencontramos de novo o sentido primário da colonização do novo mundo começou por uma atividade de pura exploração dos produtos naturais (pau-brasil,peles);ao se instaurar a produção colonial o sistema adquire extraordinária complexidade, mas mantém o sentido originário da depredação da paisagem natural".

. Com base no texto ,o que e possível afirmar sobre o processo de colonização portuguesa na América?

1) ( Unicamp)

"Podemos dizer que a ideia de globalização e mais antiga que imaginamos.Alguns acreditam que sua origem remonta a uma Bula Papal, de 1493,que pela primeira vez empregou a palavra descobrimento. Por este documento,a Europa adquiria o direito de converter a sua religião os povos do mundo e se apropriar das terras por ela descobertas. Evidentemente, trata-se de uma ideia unilateral e unidimensional de globalização:foram desconsideradas ,quando não aniquiladas,as diferenças culturais e sociais."

a) Quais os países europeus que desencadearam essa globalização?

b) Por que o autor considera unilateral essa globalização?

c) De acordo com o enunciado,qual o significado de descobrimento para os europeus? Por que hoje,ele e contestado?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com