TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Para Gerenciar Redes

Monografias: Ferramentas Para Gerenciar Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 11

Ferramentas para o Gerenciamento de Redes

Júlia Sacramento de Oliveira1

1Faculdade Metodista Granbery (FMG)

Caixa Postal 36.010-532 – Juiz de Fora – MG – Brasil

julia10490@hotmail.com

Resumo.Esse trabalho objetiva se em apresentar algumas ferramentas open free existentes no mercado, para auxiliar no gerenciamento e monitoramento de redes. Entre elas podemos citar: CACTI, que é o front-end para ferramentas de gerenciamento baseado em RRD, Nagios, ManageOPEngine, ZENOSS,SpiceWorks,Zabbix e.Look@LAN.

O objetivo não é de demonstrar qual é a melhor e sim ajudar as pessoas a escolherem uma ferramenta que auxilie de forma mais efetiva e precisa. Onde os fatores que são levados em conta para cada ferramenta são os mais procurados por administradores de redes como, por exemplo: Facilidade de uso, melhor desempenho e custo benefício.

Abstract.This paper aims to present some tools to open free on the market, to assist in managing and monitoring networks. Among them we can mention: CACTI, which is the front-end management tools based on RRD, Nagios,ManageOP Engine,ZENOSS,SpiceWorks,Zabbix and Look@LAN.

The goal is not to demonstrate what is the best, but to help people choose a tool to assist more effectively and accurately. Where the factors are taken into account for each tool are the most sought after by network administrators, for example: Ease of use, better performance and cost effectiveness.

1. Introdução

No decorrer dos anos novas ferramentas vem surgindo para um melhor gerenciamento das redes de computadores. Todo esse crescimento estimula o aparecimento de novas tecnologias relacionadas ao monitoramento. Cada uma com características necessárias a cada demanda. Pode-se perceber que com o crescimento desses ambientes computacionais, o gerenciamento vem se tornando cada vez mais complexo. Mesmo que seja uma rede pequena e simples, é necessário existir o gerenciamento para garantir que o usuário tenha uma melhor condição de uso e desempenho.

Numa rede gerenciada pode-se ter um melhor domínio sobre seus recursos como a identificação e prevenção de problemas que podem existir. A relação de desempenho abrange os cinco pontos mais buscados no gerenciamentoFCAPS(Fault, Configuration, Accounting, Performance, Securit): em primeiro pode-se citar o desempenho propriamente dito e mais bem quisto, segurança, falhas, configuração e contabilização. O presente artigo faz uma análise dessas características com a visão das ferramentas que serão utilizadas nesse desenvolvimento. Aonde o destaque vai para as ferramentas open free, isto é ferramentas que tem código aberto e que por característica sãoas mais acessíveis do mercado, pois são livres para serem copiadas e alteradas e nem por isso deixam a desejar. Lembrando que também existem ferramentas proprietárias que não vão fazer parte desse trabalho, mas elas se caracterizam por serem mais completas, e por sua vez mais complexas, porém muitas das vezes mais amigáveis, mas também para ter essa compensação deve-se fazer mais investimento de capital.

2. O uso de Ferramentas para auxiliar no Gerenciamento de Redes

À medida que as redes vão se desenvolvendo, surgem novas tecnologias, aumenta-se o número de interações e interfaceamentos, também observamos o crescimento desua complexidade. Com isso, controles que anteriormente eram meramente manuais e atravésda interação direta de um analista de redes. Hoje somos forçados, por exemplo, a adotar ferramentas que nos permitem um controle de tráfego da rede, mas só o uso de software não resolve todos os problemas. Os usuários demandam muito de uma só função da ferramenta e deixam outras características inexploradas.

De acordo com BLACK (2008) é necessário ter um bom conhecimento das funcionalidades e utilização de todos os recursos que a ferramenta pode oferecer. Abaixo são listados alguns fatores que justificam a aquisição de um software:

 Inventário dos recursos:os diversos recursos espalhadosnas redes de computadores estão se tornando vitais para o funcionamento organizado das empresas. Eo controle de seus recursos traz umarespostade crescimento no mercado.

 Controle dos ativos de rede: o crescimento das redes em função de componentes, usuários e protocolos ameaça o controle desses itens e como os recursos estão sendo utilizados.

 Os usuários estão à espera de melhorias nos serviços oferecidos e em novos recursos adicionados.

 Um gerente de rede deve saber controlar seus recursos e balancear as necessidades dos seus variados usuários com necessidades diferentes.

 Com o sistema de gerenciamento devemos ter a garantia da disponibilidade dos recursos mais importantes para a organização.

 E o fator mais importante é a utilização dos recursos, que devem ser controlados para garantir as necessidades, satisfação e custo acessível.

3. As Ferramentas

A maior parte das ferramentas que estão disponíveis para o gerenciamento de redes é baseada ou descendente do MRTG(MultiRouterTrafficGrapher) [BLACK, 2008].Onde MRTG nada mais é do que um script em Perl que usa SNMP(Simple Network Management Protocol) para ler contadores de tráfego em seus roteadores e um programa em C que loga os dados do tráfego e cria gráficos representando a conexão da rede. Com o MRTG podemos fazer representações dos últimos dos últimos 12 meses, pois ele conserva um registro com todos os dados que ele consegue do roteador, ou seja, umlog automático que não cresce com o tempo com isso, tudo é efetuado de maneira mais eficiente.

As ferramentas mostradas a seguir têm sua base nos conceito MRTG e são mais evoluídas em muitos aspectos, além de acompanhar novas tendências que são mais voltadas para web.

3.1. CACTI

Cacti é uma ferramenta open freeque pode ser disponibilizada pelo site da mesma no link <http://www.cacti.net> onde também existem características mais detalhadas.

A ferramenta possui como característica o recolhimento e exibição de informações sobre o estado de uma rede de computadores utilizando gráficos para essa visualização. A ferramenta é um frontend para a ferramenta RRDTool, que armazena os dados necessários para a criação dos gráficos e insere os mesmos em um banco de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com