TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financias Fonte Nova

Artigo: Financias Fonte Nova. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

1. Sumário

1. Sumário 3

2. Introdução 4

3. Objetivo 6

4. A História dos Clubes 7

5. A História do BA x VI 9

6. Analise do Borderô na Arena Itaipava 10

7. Analise do Borderô do Barradão 13

8. Justificativa Social 15

9. Conclusão 16

10. Anexos 17

11. Referências 18

2. Introdução

A partir da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Bahia, pensou-se que este clube assumiria de vez o comando do futebol baiano, sem adversários à sua altura. Entretanto, a partir daí o Vitória assumiu a hegemonia do futebol baiano, conquistando a maioria dos campeonatos e ganhando a maioria dos Ba-Vis. Para isso muito pesou a construção do Estádio Manoel Barradas o Barradão, onde o Vitória costuma levar vantagem em seus jogos. Apesar disso, o Bahia ainda mantém grande vantagem nas estatísticas, obtida em décadas de domínio do Campeonato Baiano de Futebol.

Entre as disputas dos clubes Bahia e Vitoria os rendimentos dos clubes foram apresentados por borderôs que mostram de que se constituem as receitas e despesas de uma partida de futebol nos estádios.

Durante o ano de 2013, o time do Bahia superou o rival Vitória com uma arrecadação superior, mostrando que conforme a posição na tabela de classificação mostrar o aumento considerável na renda do clube.

Entre as curiosidades dos dois times a que mais repercute foi à goleada da partida que ocorreu em oito de dezembro de 1939 onde o Bahia goleou o time rival com o placar absurdo de 10 x 01, de alma lavada, a torcida tricolor saiu do Campo da Graça direto para os festejos por Nossa Senhora da Conceição, comemorando a maior goleada da história dos Ba-Vis à base de muita comida típica baiana e cerveja.

Através da história dos clubes de esporte baiano e da grande influência do futebol no estado podemos levantar um estudo e análises sobre as finanças no contexto geral dos times Bahia e Vitória, onde temos uma diferença não só em números de gols, mas também em números nas finanças incluindo lucros, despesas e receitas de cada time.

Com o objetivo de vencer a maior quantidade de partidas possíveis para conquistar títulos os times precisam dar todo suporte necessário, como treinamento e todo auxilio na preparação do jogador, porém esse não é o único objetivo dos clubes, é necessário também alcançar boas vendas de ingressos, uma boa reputação para adquirir patrocínio e arcar com suas despesas.

No decorrer do trabalho analisamos as demonstrações financeiras, todas as aquisições e descontos através de borderôs, que é o registo pormenorizado dos movimentos ou dos créditos e débitos de um período ou de uma operação.

3. Objetivo

Analisar as demonstrações financeiras, investimento e lucro, dos principais clubes do futebol baiano. Essa análise utilizará os demonstrativos financeiros dos exercícios de 2013, sendo jogos de finais realizados na Arena Itaipava Fonte Nova e no Barradão. A conjugação dessas decisões objetiva apoiar estratégias capazes de fornecer informações financeiras ao publico.

4. A História dos Clubes

Através de um encontro que reuniu os jovens Adolfo Irineu dos Santos, Alberto Teixeira, Antônio Almeida, Antônio Guimarães, Augusto Francisco Lacerda, Carlos Carvalho, Carlos Teixeira, Herbert Filgueiras, Joaquim Costa Pinto, Joaquim Chaves, Jorge Wilcox, Juvenal Teixeira, Leobino Cavalcante, Octavio Rabelo, Pedro Almeida, Quintino Ferreira, Arthur Valente, Arthêmio Valente (primeiro presidente, eleito por aclamação) e Fernando Kock (que veio assumir a presidência 18 dias depois), surgiu um dos primeiros clubes brasileiros, o Club de Cricket Victoria foi fundado no ano de 1899, em um a noite chuvosa do dia 13 de maio, quando os irmãos Valente, Arthur e Arthêmio, reuniram um grupo de amigos formado pelos mais representativos jovens da sociedade baiana, no casarão da família, no Corredor da Victória. Onde, hoje, está localizado o Edifício Casablanca.

Como quase todos residiam no bairro da Vitória, no centro de Salvador, optaram pelo nome Victória, pela forte influencia da língua inglesa na época e por se tratar de uma equipe de críquete, esporte inglês muito disputado pela colônia britânica que residia em Salvador.

Essa modalidade esportiva era apreciada pelos baianos da época, mas era praticada estritamente pelos ingleses, restando aos brasileiros a tarefa de buscar e repor as bolas no campo, como gandulas privilegiados. O que gerava uma marginalização dos brasileiros neste esporte. Com o intuito de combater essa discriminação, foram sugeridos nomes e cores patrióticas para o Club de Cricket Victória, como o verde e amarelo. Mas a dificuldade em encontrar tecidos nessas cores fez com que fosse escolhido o preto e branco como as cores do Clube.

No dia 8 de dezembro de 1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os ex-jogadores do Clube Baiano de Tênis Carlos Koch, Eugênio Walter (Guarany) Fernando Tude e Júlio Almeida; e Waldemar de Azevedo, ex- Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, discutem a formação de um novo time de futebol.

O grupo está sem poder praticar o esporte que amam porque as agremiações que defendiam resolveram acabar com os departamentos de futebol no corrente ano.

No dia 12/12, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. A assembleia é presidida por Otavio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia. Naquela reunião, são definidas as cores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com