TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Firewall

Tese: Firewall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Com o avanço das redes de computadores e a possibilidade de conectar praticamente qualquer computador a outro, um grande problema surgiu aos administradores de rede, a possibilidade de um intruso acessar uma rede privada se passando por um usuário legítimo e ter acesso a informações sigilosas. Além disso, existe ainda o problema dos vírus e worms, que podem burlar a segurança e destruir dados valiosos.

Para ajudar a manter as redes mais seguras, os Firewalls remetem à idéia de uma única passagem para os dados, onde todos são analisados antes de serem liberados e, de fato, todo o tráfego de uma rede passa obrigatoriamente por uma estação de controle para ser analisado, caso não encontre nenhuma restrição, o Firewall libera o pacote e este segue para seu destino, caso contrário, é sumariamente descartado.

O Firewall se divide em dois componentes: o filtro de pacotes, que faz exatamente a função exemplificada acima, inspecionando cada pacote de entrada e saída, e identificando a origem e o destino de cada um. E o gateway de aplicação que, em vez de apenas examinar os pacotes brutos, o gateway toma a decisão de transmitir ou descartar a mensagem através da análise dos campos de cabeçalho, do tamanho da mensagem e até do seu conteúdo (em busca de palavras-chave).

 CRIPTOGRAFIA

A palavra Criptografia é formada por duas palavras, “Cripto” e “Grafia”. Cripto significa ocultar, esconder e Grafia é a escrita, ou seja, é a arte da escrita secreta, é a prática de codificar dados que são decodificados depois, pela decriptografia.

O emissor criptografa o texto utilizando um padrão estabelecido pela chave de cifragem e envia a mensagem ininteligível. Chegando ao destino, o texto cifrado precisa ser descriptografado, realizando o processo inverso, e seguindo o mesmo padrão estabelecido pelo emissor. As chaves de cifragem dividem-se em simétricas e assimétricas.

Na criptografia simétrica a chave utilizada para cifrar uma mensagem é a mesma utilizada para voltar ao texto inteligível. Neste caso o destinatário deve conhecer a chave utilizada pelo emissor para efetuar a troca. É um processo simples, muito utilizado pela maioria dos algoritmos, porém não muito seguro, já que se a chave for descoberta qualquer um poderá ler a mensagem cifrada. Cada letra da mensagem é substituída por outra do alfabeto, seguindo um número de troca de posições.

Já na criptografia assimétrica, a chave usada para criptografar não pode ser usada para reverter o processo; isto só é possível com uma chave complementar. Este método é baseado em cálculos com números primos, e se utiliza da dificuldade de fatorar tais números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com