TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Por:   •  30/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

18 – OS MERCADOS E FATORES DE PRODUÇÃO

Esse capítulo oferece a teoria básica para a análise de mercado de fatores, analisando a demanda por fatores. Os fatores de produção são os meios usados para produzir bens e serviços. Dentre eles destacamos a mão de obra, a terra e o capital.

É sabido que o mercado de trabalho se difere de outros mercados, visto que a demanda por mão de obra é uma demanda derivada. Na maioria dos casos, o trabalho em vez de ser um bem final, é um insumo na produção de outros bens. Assim, existem dois tipos de empresas que se encaixam nesse mercado: as competitivas, que aceitam as condições do mercado, e decidem quanto quer contratar e quanto quer vender e as maximizadoras de lucros que não se importam com a quantidade de trabalhadores ou produtos disponíveis e sim o máximo que pode ganhar a partir deles. Outro ponto importante é a função de produção, usada para descrever a relação entre a quantidade de insumos utilizada na produção de um bem e a quantidade produzida daquele bem. Um dos dez princípios da economia é que as pessoas pensam na margem, e é baseado nisso que as empresas decidem a quantidade de mão-de-obra que contatarão.

O Produto Marginal do Trabalho, que é o quanto a mais uma empresa produz com a contratação de mais um trabalhador, é o responsável pela decisão da empresa de empregar ou não mais funcionários. O valor do produto marginal de qualquer insumo é o produto marginal do insumo multiplicado pelo preço de mercado do produto. Sendo assim, a empresa irá buscar por trabalhadores até que o valor do produto marginal seja o mesmo do salário, pois o valor do produto marginal diminui a medida que o numero de trabalhadores aumenta. O lucro de cada trabalhador adicional é sua contribuição a receita menos o seu salário.

A curva de demanda de mão-de-obra reflete o valor do produto marginal do trabalho. Algumas das coisas que podem fazer a curva de demanda de mão-de-obra se deslocar são: o preço do produto, mudanças tecnológicas e a oferta de outros fatores. Assim como toda curva de oferta e demanda, a curva de oferta de trabalhadores pode se deslocar. A curva da oferta de mão-de-obra reflete a maneira como as decisões dos trabalhadores sobre o tradeoff trabalho-lazer respondem a uma mudança daquele custo de oportunidade, ela se desloca sempre que as pessoas alteram a quantidade de trabalho que elas estão dispostas a realizar, dado um salário. O salário pode variar de acordo com tempo devido a três fatores: Capital físico, capital humano e conhecimento tecnológico. A curva de oferta varia de acordo com: mudanças das preferências, mudanças das oportunidades alternativas e imigração. Para tentar manter as curvas de oferta e demanda em equilíbrio, o salário se ajusta a oferta e a demanda por mão-de-obra. Fazendo uma análise da demanda de mão-de-obra vemos que os salários são iguais a produtividade, medida pelo valor do produto marginal do trabalho. Ou seja, trabalhadores altamente produtivos são muito bem pagos, enquanto trabalhadores menos produtivos não são bem pagos.

Ao mesmo tempo que as empresas estão contratando trabalhadores, estão também tomando decisões sobre os insumos da produção. Podemos pensar nos fatores de produção da empresa como divididos em três categorias: trabalho, terra e capital, esses três obtém como renda o valor de sua contribuição marginal ao processo de produção. Os economistas usam o termo capital para se referir ao estoque de equipamentos e estruturas usados para a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com