TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Experiemntal Tesla

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 15               Leandro Valter Haubert

1. Explique o funcionamento de uma bobina de Tesla e como podemos acender lâmpadas fluorescente quando as aproximamos dessa bobina.

O funcionamento se dá da seguinte maneira: o transformador carrega o capacitor e aumenta a tensão da rede, que é transferida para um centelhador que descarrega sobre a bobina primária. Esta bobina é montada próxima à base da bobina secundária que é ligada a terra. Os dois circuitos precisam ser ajustados para ressonar na mesma frequência.

Aos poucos a energia que está oscilando com baixa tensão e alta corrente na bobina primária é transferida à bobina secundária, que apresenta oscilação de baixa corrente e alta tensão. Quando a energia se extingue no circuito primário a sua oscilação, que está apenas no secundo circuito, alimenta faísca e corona de alta frequência. Esta combinação de alta frequência e alta tensão pode gerar um campo elétrico alto, capaz de ionizar o ar e se propagar como faíscas.

Como há movimento da corrente elétrica na bobina primária, induz a formação de um campo magnético. ... Quando se aproxima uma lâmpada fluorescente à bobina, o campo magnético gerado pela mini bobina de Tesla, induz uma diferença de potencial na lâmpada, fazendo-a acender.

2. Responda a pergunta do vídeo abaixo. (por que o LED pisca quando mexe-se no fio?)

o que fica armazenado na forma de campo magnético é energia. A corrente, por sua vez, circula. Quando a chave é aberta, a tensão vai abruptamente de zero para um valor que é suficiente para o LED acender, pois o indutor começa a descarregar sua energia sobre o LED, já que a corrente não pode desaparecer de repente. Já arrastando o fio, ocorre rapidamente a alternância entre fechar/ abrir o contato, fazendo essa descarga de energia com maior frequência e assim acendendo o LED.

3. Explique como é possível que a bateria ande por dentro do solenoide.

Como sabemos que polos iguais se repelem e opostos se atraem, nas pontas das pilhas temos dois super imas, que são colocados de maneira que no lado negativo da pilha conecta o “polo sul” de um dos imas, e no outro lado, no positivo da pilha também colocamos o “polo sul” do outro ima em contato, quando colocado dentro da espiral, esta espiral se transforma num eletroímã, que por sua vez também tem polos sul e norte, no entanto na pilha os imas estão com os polos norte para lado de fora da pilha, ou seja, quando colocado na espiral, o polo norte da espiral vai repelir o polo norte da pilha com imas, e o polo sul da espiral vai atrair o outro lado com polo norte da pilha, forçando assim um movimento continuo enquanto a pilha com os imas estiverem dentro da espiral.

[pic 1]

4. Explique porque a esfera magnetizada leva mais tempo para percorrer o tubo de cobre.

Todo ima gera uma região que se chama campo magnético, que é um lugar no espaço se você colocar um objeto próximo, ele pode ser atraído ou repelido pelo ima, no experimento é utilizada uma esfera magnetizada. Na hora que a esfera é jogada dentro do tubo, ela começa a descer e o campo magnético vai se movimentando, mudando de lugar, e essa movimentação do campo magnético, gera uma corrente elétrica no tubo de cobre, e a interação da corrente elétrica com o campo magnético freia o ima quando ele está descendo, observamos que a energia é gerada pela movimentação do campo magnético, e não pela existência do campo magnético, é necessário movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com