TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica do sol

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.369 Palavras (14 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 14

ndice

1.INTRODUÇÃO 2

2.ESTRUTURA DO SOL 6

2.1 Componentes 6

2.2 Núcleo 9

2.3 Produção de Energia 10

2.4 Zona de Radiação 11

2.5 Zona de Convecção 13

2.6 Fotosfera 14

2.7 Atmosfera 15

2.8 Neutrinos 17

2.8.1 Antineutrino 18

2.8.2 Interações 18

2.8.3 Astrofísica e Astronomia 18

3. APLICAÇÃO NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 22

3.1 Benefícios Económicos 22

3.2 Benefícios Ambientais 23

3.3 Benefícios de Autonomia 23

3.4 Benefícios de Manutenção 24

4. IMPACTOS PRODUZIDOS 24

4.3 Impactos dos neutrinos sobre a Terra 27

5. EFEITO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO 32

6. CONCLUSÃO 34

7.REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA 35

1. INTRODUÇÃO

O Sol é a fonte de energia para toda a vida existente na terra, pois para a planta crescer ela precisa do sol, o gado come a planta e nós nos alimentamos do gado, logo ele é base da cadeia alimentar. De toda a energia do Sol que chega a Terra, apenas 70% é absorvida pelo ar, água, solo, vegetação e animais, os outros 30% são refletidos pelas camadas superiores da Terra. Pois se toda essa energia fosse absorvida, teríamos grandes problemas, por exemplo, o que está acontecendo nos locais onde existe o buraco na camada de ozônio, climas e vegetações se alterando, e prejudicando a vida na Terra.

E uma fonte de informação da evolução estrelar como uma estrela padrão para os astrônomos e também uma intensa fonte de neutrinos para os físicos da partícula.Os neutrinos solares são uma fonte de informação do que acontece na parte interna do Sol, pois são criados no núcleo do Sol como resultado de processos de fusão nuclear.Os fótons criados no centro do Sol levam 1 ~ 2x106 anos para atingir a superfície solar, portanto não podemos estudar o núcleo do Sol. Através de medições ópticas.Por outro lado,devido à grande permeabilidade dos neutrinos, a observação dos neutrinos solares solares permite conhecer o que acontece no centro do Sol.Os neutrinos solares passam através de matéria muito densa e viajam distâncias de 1.5x10(8) Km desde o Sol até a Terra.Estas características do neutrino solar nos dão a oportunidade de estudar propriedades ainda desconhecidas dos neutrinos,tais como sua massa , ângulos de mistura e o momento magnético.

O neutrino foi à primeira partícula como solução a um problema de partículas elementares: explicar o espectro contínuo dos elétrons emitidos no decaimento beta. Eles foram detectados pela primeira vez em 1953.Até o momento,existem três tipos de neutrinos ,correspondentes às três gerações de léptons carregados: o neutrino do elétron do múon do lau,que experimentam forças fracas e forças gravitacionais,mas não experimentam interações eletromagnéticas e interações fortes.

Segundo o Modelo Eletro fraco, os neutrinos são partículas que interagem muito fracamente com a matéria ordinária. Isto faz que os neutrinos sejam partículas difíceis de detectar, não tem carga elétrica, tem spin ½ e a possibilidade de ter uma massa nula esta ainda em discussão. Há alguma indicação no experimento de LSND de massas dos neutrinos, mas isto deve ser ainda confirmado por outros experimentos como (KARMEM). Experimentalmente conhecemos limites superiores das massas dos neutrinos, medidos a partir de cinética de decaimentos:

Estes limites mostram que neutrinos são muito mais leves do que seus respectivos férmions carregados me=0,5 Mc V, mp=105,6 Me V e MT+1,7 GeV , e dos outros membros de sua respectiva família. No entanto, a busca da massa dos neutrinos continua porque as conseqüências da existência de neutrinos massivos poderiam ser revolucionarias como a indicação de uma nova física além do Modelo Eletro fraco Padrão.

O Modelo Eletro fraco supõe neutrinos sem massa e o momento magnético do neutrino igual a zero ,assim como também , so a existência de neutrinos de mão esquerda (left handed) e anti neutrinos de mão direita (right handfed). No entanto, o modelo padrão não explica o porquê dos neutrinos não serem massivos. As massas dos outros léptons são introduzidas como parâmetros adicionais na teoria, mas sua origem não e explicada .Nenhum principio físico assegura a massa nula dos neutrinos como e o caso do fóton onde a massa e nula e uma conseqüência natural da invariância de gauge eletromagnética .Teorias do modelo padrão introduzem neutrinos massivos para explicar problemas não resolvidos como o do neutrino solar.

Resultados obtidos dos experimentos de neutrino solar, utilizando diferentes técnicas de detecção, mostram uma discrepância entre o fluxo medido de neutrinos que chegam do Sol e o fluxo que predizem os vários modelos solares. Este e chamado problema do neutrino solar. Porém a comparação dos dados dos experimentos sugere que, independentemente dos modelos solares, novos processos físicos podem estar envolvidos.

Os experimentos atualmente em operação reportam em media um déficit do fluxo de neutrinos ao redor de 30% a 50% do valor esperado. As predições teóricas estão baseadas no Modelo Solar Padrão e são comparadas com dados experimentais..

A origem no déficit de neutrinos ainda e desconhecida. Muitas soluções alternativas têm sido propostas para explicá-la. Estas geralmente se dividem em duas categorias, as que consideram modificações nos parâmetros astrofísicos do Modelo Solar Padrão e as que invocam uma nova física de partículas introduzindo novas propriedades para neutrino na teoria eletro fraca padrão. Existem fortes argumentos que levam a excluir as soluções astrofísicas, devido a qualquer modificação dos parâmetros dos modelos solar não e comparável com os dados observados e a Helio sismologia confirma o Modelo Solar Padrão com bastante precisão. De fato, e mais concebível que, na viagem Sol-Terra, algo aconteça que mude as propriedades dos neutrinos solares.

Uma possível solução sãos as oscilações de neutrinos de um estado ativo a outro estado do neutrino que não e detectado ou que e pouco detectado nos detectores atuais. O mecanismo de oscilação, originalmente proposto por Ponte corvo, supõe que os neutrinos não têm massas degeneradas e que os autos-estados de massa são diferentes dos seus estados de interação fraca.

Outro tipo de solução e o efeito Mikheyev-Smirnov-Wolfeinstein (MSW) no qual os neutrinos do elétron, emitidos do núcleo do Sol, podem ser ressonantemente convertidos em neutrinos muônicos ou neutrinos tauônicos devido à presença de matéria do Sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com