TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisico quimica

Por:   •  29/9/2015  •  Ensaio  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais, reagentes e equipamentos

Materiais:

Proveta de 100,00 mL;

Proveta de 1,0 L;

Béquer de 100,00 mL;

Béquer de 1,0 L;

Rolha perfurada com fio de cobre fixado;

Suporte universal, mufa e garra;

Termômetro;

Fita de magnésio;

Reagentes

Solução 1,0 mol L-1 de HCl;

Equipamentos

Balança analítica;

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para a realização da prática a turma foi divida em 5 grupos, cada grupo após realizada a prática forneceu os dados observados e calculados, anotando no quadro da sala.

Pesou-se uma certa quantidade de fita de magnésio, de massa entre 0,01g a 0,36g, ressaltando que a fita pesada não foi lixada. Após pesada, a fita foi enrolada no fio de cobre que se encontra afixado na rolha de borracha. Paralelamente, encheu-se a proveta de 100 ml completamente e até a borda com a solução de HCl, não agitando a proveta. Introduziu-se a rolha contendo a fita de magnésio e tampou-se com o dedo a extremidade onde se encontra a rolha no tubo de vidro contendo a solução, inverteu-se com cuidado a proveta e a colocou-se no béquer de 1,0L contendo água.

Observou-se que o desprendimento de bolhas de gás na fita de magnésio caracterizou o início da reação entre o magnésio e ácido clorídrico:

1Mg(s) + 2HCl(aq) → 1MgCl2(aq) + 1H2(g)

Quando o desprendimento de bolhas de gás termina caracteriza-se o fim da reação e tampou-se novamente com o dedo a extremidade do tubo contendo a rolha. Colocou-se a proveta com a solução dentro de outra proveta de 1,0L igualando os níveis de água e anotou-se o volume de gás medido.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Considerando a Patm= 688 mmHg foi possível calcular a pressão do gás hidrogênio subtraindo do valor da pressão atmosférica a pressão exercida pelo vapor de água na temperatura da experiência, T= 27°c, pela Tabela 4 a pressão de vapor da água a esta temperatura seria de Pv = 26,7 mmHg. Os valores encontrados desta subtração podem ser conferidos na Tabela 1 na coluna p/mmHg.

Tabela 1

Grupo

Mg

massa/g

n/mol

Hidrogênio

V/mL

P/mmHg

(P.V)/mmHg.L

(n.T)/mol.K

1

0,017

6,99x10-4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (570.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com