TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Floculação de Minério de Ferro

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DE

 ENSAIO DE SEDIMENTAÇÃO

RESUMO

Com o avanço do progresso e tecnologia, o espessador se tornou um componente essencial para qualquer tratamento mineral. Diversos estudos foram feitos para aumentar a compreensão do entendimento do processo de sedimentação que ocorre em zonas virtuais internas dentro do equipamento. A busca por estes conhecimentos tem promovido desenvolvimento de técnicas, estudos e procedimentos necessários para permitir maior controle dos parâmetros que influenciam essa operação unitária, de modo a atingir a condição ótima no processo e alcançar a excelência operacional almejada. Os fatores determinantes conhecidos são definidos como: a natureza das partículas, o pré-tratamento da polpa e o efeito da concentração de sólidos. Neste relatório serão avaliados os desempenhos de insumos químicos utilizados neste pré-tratamento.

Os ensaios foram realizados industrialmente no intervalo dos dias 21/04/11 a 28/05/11 com as pilhas P. 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30, para se analisar de forma comparativa o polímero alternativo A-130, pertecente a empresa Kemira, com o utilizado atualmente, Flonex da empresa SNF.

Os resultados gerados foram baseados principalmente em relação ao consumo específico (g/ton.) para cada espessador existente na unidade de Casa de Pedra, o espessador de lamas (EP-51) e o espessador de concentrado (EP-73). Com os dados obtidos, verifica-se para cada respectivo espessador de acordo com o tipo de polímero os seguintes valores médios:

  • Flonex: 9,7 e 4,4g/ton.
  • A-130: 11,1 e 5,3g/ton.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido pela Coordenação de Processo da Gerência Geral de Operação Mineira (GGOM), visando à confirmação do desempenho do floculante A-130 no processo de sedimentação, permitindo assim promover a concorrência e opções para o setor de compras.

O teste foi realizado em escala industrial no período de 21/04/11 a 28/05/11, nas pilhas P.24,25,26,27,28,29 e 30.

Comparou-se os resultados obtidos do floculante em estudo com o usado atualmente em uso, floculante Flonex.

  1. OBJETIVO

 

Avaliar a performance do floculante alternativo A-130 observado nos ensaios industriais na usina de Casa de Pedra.

Analisar o consumo específico, a massa espessada e a clarificação da água recuperada no espessador de lamas, através de sua lâmina d’água, visando assim a viabilidade técnica deste polímero com características similares ou melhores ao atual, possibilitando ao setor de compra ter maior número de alternativa de insumos.

  1. PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA

Os testes foram realizados em bancada no laboratório químico/fisico da Mineração Casa de Pedra durante o período de 27 a 29/05/09 para avaliar o desempenho de cada polímero.

  1. DETERMINAÇÃO DE % DE SÓLIDOS (realizado para manter a porcentagem constante e igual de cada proveta)

Coletou-se uma amostra da polpa de um sedimentador ( longe de região que se deposita floculantes).Após isso é pesado a bandeja e proveta a serem utilizadas.

Agitou-se a amostra e retirou-se uma porção para preencher uma proveta, pesando-a em seguida. E despejada a polpa e colocada para secar e com isso determinando a porcentagem de sólidos de amostra na massa da polpa.

  1. ENSAIO DE SEDIMENTAÇÃO:

Preparou-se o floculante usado atualmente na usina e os demais floculantes de acordo com as diluições desejadas. Graduou-se as provetas e as identificou.Pesou-se cada uma delas e foi transferido cada porção da amostra de maneira seqüencial.Pesou-se novamente cada proveta e adicionou-se os floculantes.Foi-se agitado a proveta e acionado o tempo para avaliar a sedimentação,visualizando a separação sólido/água.Marcou-se também o tempo que decorre para haver a separação nos volumes de 900 e 700ml.

Os parâmetros para avaliação do desempenho dos floculantes Werdyal 455,Werdyal 541, H2O 50 e H2O 70  no processo de sedimentação foram:

  • Tempo de sedimentação,
  • Velocidade de sedimentação,
  • Dosagens de floculantes,
  • Clarificação.

Os floculantes floculante floculantes Werdyal 455,Werdyal 541 vieram na sua forma concentrada e com a especificação química de que sua diluição deve ser de 10 a 50 % somente.Entretanto,esta diluição é muito alta e alíquota para a teste seria de difícil coleta,então tivemos que diluir novamente até o determinado floculante atingir a proporção de 0,25%.E o uso de tais floculantes é de melhorar o desempenho do Flonex ,visto que devem ser usados em proporção de 50% em relação a massa total juntamente com o usado industrialmente.

PROVETA

MASSA PROVETA EM g

TIPO DE TESTE

1

539,39/464,89

Sem adição

2

546,44

Com Flonex (atual)

3

536,68

50% Flonex 50% floculante A

(WD 455)

4

540,38

50% Flonex e 50% floculante B

(WD 541)

5

544,82

H2O-50

6

539,39/449,95

H2O-70

Tabela 1: Ordem de execução dos testes de bancada conforme cada proveta.

As amostragens para obtenção dos resultados foram executadas conforme é feito atualmente na Mineração Casa de Pedra, onde para a análise de sedimentação é feita de 1 em 1 hora de maneira local no espessador de lamas.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados dos testes em bancada geraram observações referentes ao tempo de sedimentação, dosagens de floculantes e clarificação, conforme  se segue:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (325.8 Kb)   docx (101.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com