TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte de alimentação

Projeto de pesquisa: Fonte de alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Uma fonte de alimentação é um circuito responsável por gerar uma tensão constante para um circuito eletrônico que pode ser um radinho até uma nave espacial. Uma boa fonte de alimentação deve gerar uma tensão contínua na saída e estabilizada, isto significa que mesmo que a tensão de entrada varie a tensão na saída deverá se manter constante, ou ainda, mesmo que a carga varie aumentando a corrente do circuito, a tensão na saída deverá se manter constante! Na realidade estas variações deverão ficar dentro de limites práticos.

Uma fonte estabilizada é composta de um circuito retificador convencional que pode ser de meia-onda, ou onda completa mais um circuito eletrônico responsável por estabilizar a tensão de saída. O circuito eletrônico poderá ser discreto; composto por resistores e transistores montado por você mesmo, ou ainda por um circuito integrado construído especialmente para a esta função!O circuito integrado é uma opção mais moderna e simples de você construir uma fonte estabilizada!

Este trabalho ira mostrar os tipos mais comuns de circuitos integrados existentes no mercado para serem usados como reguladores de tensão em fontes lineares!

Regulador de tensão usando CI

Existem vários tipos de reguladores de tensão, no entanto existem aqueles tipos mais usados, é sobre estes tipos que este trabalho irá falar.

 Quanto à aplicação existem dois tipos de circuitos integrados reguladores de tensão: Regulador com saída fixa e regulador com saída ajustável.

 Quanto a tensão de saída também existem dois tipos: Reguladores para tensões positivas e reguladores para tensões negativas.

Os reguladores com tensão fixa são mais baratos e apresentam uma aplicação maior. A serie 78xx e 79xx são os mais comuns destes tipos onde as letras “x” devem ser preenchidas com a tensão fixa da saída onde as mais comuns são: 5V, 9V, 12V, 15V e 24V. O CI da linha 78xx é para saídas positivas e o CI da linha 79xx é para saída negativa! O CI regulador para fontes de 5V é muito usado em fontes para alimentação de micro-controladores e microprocessadores, já os CI’s 7815 e 7915 ou 7812 e 7912 são muito usados em fontes de alimentação para amplificadores operacionais que necessitam de uma fonte simétrica. O CI 7824 é muito usado em fontes de alimentação para o circuito de controle usando CLP na indústria!

O encapsulamento do CI 78xx e 79xx:

O encapsulamento do CI regulador de tensão é similar a um transistor, desta forma é muito comum a confusão deste tipo de componente com um transistor, você deve estar atento para identificar que este componente não tem nada a ver com um transistor. Outro detalhe importante é que a pinagem do CI da família 78xx e do 79xx são diferentes, a figura abaixo mostra a pinagem dos dois tipos de CI’s!

Figura: Pinagem do CI regulador com tensão fixa.

Aplicação do CI Regulador 78XX e 79XX.

A aplicação deste tipo de CI é simples, ele deve ser colocado na saída do circuito retificador, entre a carga e o capacitor eletrolítico. A figura abaixo mostra como ligar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com