TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes não renováveis

Pesquisas Acadêmicas: Fontes não renováveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.086 Palavras (37 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 37

Indice

Biomassas

Fontes não renováveis

Combustiveis fosseis : PETROLEO

Definição aplicação

Fontes no brasil e no mundo

Geologia

Maiores países produtores de petroleo

Constituintes da destilação de petróleo

Principais países produtores de petróleo

Maiores exportadores de petróleo

Maiores consumidores de petróleo

Maiores importadores de petróleo

As 15 maiores reservas de petróleo do mundo

Poder calorifico : geração térmica

Turfa

Definição

Extração das substancias húmicas (SH)

Seu uso na biorremediação

Aplicação

Outras finalidades do tratamento com turfa

Fontes no Brasil e no mundo

Poder calorifico :geração térmica

Xisto

Definição

O que é xisto

O óleo de xisto é mais caro que o do petróleo

Maiores reservas

Aplicação

Fontes no Brasil e no mundo

Poder calorifico :geração térmica

Tipos de Xistos :Xistos azuis

Fontes de combustíveis

Gás de xisto

Reservas de gas não convencional no mundo

Jazidas de xisto no Brasil

Jazidas de xisto na argentina

Jazidas de xisto nos EUA

Gas de xisto por pais

As vantagens da energia não renovável

As desvantagens da energia não renovável

Conclusão Pessoal

Introdução

Biomassas

Em geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente em um ecossistema ou numapopulação animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes1 .

Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

Fontes não renováveis

Energia não renovável ou fontes não renováveis1 são as fontes de energia que dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis, por exemplo, o carvão mineral, o petróleo,2 o gás natural e a energia nuclear.3 Geralmente esse tipo de energia primária precisa ser transformada em energia secundária, como eletricidade ou gasolina para então ser utilizada.

Combustíveis fósseis

Petróleo

O petróleo é um combustível fóssil, produzido há milhões de anos atrás pela pressão de material orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do subsolo da terra. É a principal fonte de energia atual. O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino.

É de fácil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente é muito grande, pois libera grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes "vilões" do chamado aquecimento global, por causa da sua grande utilização nos meios de transportes como carros e motos.

Definição

Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma mistura de substâncias oleosas,inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com