TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Docente Na Sociedade Da Informação

Artigo: Formação Docente Na Sociedade Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Por: Janaína Pereira de Sousa

Formação Docente na Sociedade da Informação

O domínio das novas tecnologias na educação requer do professor prática, mas todo avanço tecnológico inserido na educação está ligado a formação continuada do docente que precisa se modernizar a cada dia, e o que se deve explorar são os conteúdos vivos como objetivo de educação, claro que o planejamento do projeto político pedagógico deve contemplar ação do uso de computadores na escola, bem como de outras tecnologias, mas que esses elementos tecnológicos sejam instrumento de conhecimento e aprendizagem.

As tecnologias devem ser inseridas na educação unicamente como objeto de ensino, por isso o professor necessita de habilidades e competências onde contemple a comunicação, a representação, investigação, compreensão e inserção social, pois assim esse docente será capaz de elaborar aula e projetos com uso das TICs de uma forma que será absorvido pelos alunos aprendizagens e habilidades, alunos críticos e participativos em meio a sociedade do conhecimento. As instituições de Ensino Superior são indispensáveis, pois elas são formadoras e promotoras de construção de saberes, elas esclarecem a democratização do uso das TICs e propõe inclusão digital de educadores e educandos de forma geral.

As TICS usadas na educação é intencionalmente voltada para a prática social de uso de recursos tecnológicos em processo de aprendizagem, seja formal ou não. Esse novo paradgma educacional vigente requer nos educadores adaptação, e abandono da visão tradicional de ensino, afinal a construção do conhecimento pede utilização de métodos e técnicas.

REFERÊNCIASBIBLIOGRÀFICAS

BEZERRA, Lebiam Tamar da Silva. COSTA, Isabel Marinho. Tópicos Especiais em Educação I. In: BEZERRA, Lebiam Tamar da Silva. BRENNAND, Edna Gusmão de Góes (Orgs.). Trilhas do Aprendente. João Pessoa, v.5, UFPB, 2009, p. 134-139.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com