TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força sobre comporta de fundo

Por:   •  23/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

RELATÓRIO  HIDRÁULICA

FORÇA SOBRE COMPORTA DE FUNDO

SUMÁRIO

INTRODUÇAO        2

OBJETIVOS ......................................................................................................................................3

MATERIAIS.......................................................................................................................................3

FORMULAS  E PROCEDIMENTOS        4

CONCLUSÃO        7

BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................................8


INTRODUÇÃO

         O experimento da comporta verificamos o valor da vazão  e a força correspondente da água a cada altura da barragem.

As barragens, definidas como obstáculos artificiais com a capacidade de reter água, qualquer outro líquido, rejeitos, detritos, para fins de armazenamento ou controle, podem variar em tamanho desde pequenos maciços de terra, usados frequentemente em fazendas, a enormes estruturas de concreto ou de aterro, geralmente usadas para fornecimento de água, de energia hidrelétrica, para controle de cheias e para irrigação, além de diversas outras finalidades.

Os principais tipos existentes de barragens são as de aterro, de concreto-gravidade e de concreto em arco. As estruturas acessórias ou adicionais das barragens incluem vertedouros, estruturas de descarga, casas de força elétrica e unidades de controle. O termo barragem provém etimologicamente da palavra francesa barrage, do século XII, que deriva das palavras barre, do francês, e barra, do latim vulgar, que significam "travessa, tranca de fechar porta".

As barragens construídas para armazenar e controlar especificamente água se destinam geralmente ao abastecimento doméstico e industrial, à irrigação, à navegação, à recreação, ao controle de sedimentação, ao controle de cheias e à produção de energia elétrica. Algumas barragens têm apenas uma função e são assim conhecidas como "barragens de função única". Atualmente, as barragens são construídas para servir a diversas funções e são, por isso, conhecidas como "barragens de usos múltiplos", que é o caso da Usina de Três Marias (a regularizações de vazões, a navegação interior e a produção de energia elétrica)

OBJETIVO:

- Compreender a força de cada ponto da barragem;

- Determinar a vazão a antes e posteriormente a barragrem;

- Entender a função física de uma barragem.

MATERIAIS:

- Simulador de barragem;

- Fita métrica;

- Água;

- Cronômetro;

- Balde.

 FÓRMULAS/ PROCEDIMENTOS

O experimento iniciou  com uma breve explanação do professor, que nos orientou a respeito dos procedimentos a serem adotados durante a execução  do trabalho e a fórmula necessária para desenvolver os cálculos.

-Fc + Ƴ b.h2 /2- Ƴ b (0,61.d)2/2 = p.v.Q + pv

Fc=Ƴ b.h2 /2 - Ƴ b (0,61.d)2/2 + pQ2 (1/hb-1/0,61d.b)

Q = A.V

d=distância por onde percorre a água

b= base da barragem

Ƴ=peso específico

p=densidade

d=5,4

b=10,4

Ƴ=10.000

p=1

nível d’agua=12,5

v=13l/2s= 6,5ms

Q=(10,4.15,5).6,5 =  0,104 m3/s

TABELAS

tabela 1:coleta de dados com auxilio da coluna de volumes

Pontos de coleta

Agua parada

Agua corrente

Altura dos pontos h(cm)

1

2,4

9,5

6,5

2

3,8

10,8

7,5

3

5,2

11,2

8,5

4

6,0

11,0

9,5

5

6,9

11,2

10,5

6

8,6

11,2

12,5

7

10,6

11,3

14,5

Antes de começarmos fazer os cálculos de vazão, é interessante exemplificarmos de que forma foi montado o sistema para a realização do experimento. A máquina que foi utilizada como barragem foi alimentada por água através de uma bomba( figura1) , na maquina existem sete pontos por qual passou a água, no qual foi obtido o resultado em cada ponto(figura2). A vazão da água foi obtida através de um balde e um cronometro(figura 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com