TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fossas sépticas

Artigo: Fossas sépticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 8

SENAI – CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÃO

Antônio Marcos Botelho Rebouças

Caroline Regina da Costa Rodrigues

Evelyn Cristine de Oliveira Ferreira

Matheus Souza Reis

Katherine Maiara Nascimento Pereira

FOSSA SÉPTICA E SUMIDORES

(tratamento de esgoto residencial)

Porto velho, março/2013

Antônio Marcos

Caroline Regina

Evelyn Cristine

Matheus Reis

Katherine Maiara

FOSSA SÉPTICA E SUMIDORES

(tratamento de esgoto residencial)

Porto Velho, março de 2013

APRESENTAÇÃO

Fossas sépticas são unidades de tratamento primário do esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-químico da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo para a zona rural ou residências isoladas. Todavia, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgoto.

E, conciliando o aprender a elaborar um projeto escolar com um conteúdo do curso Técnico em Edificação, esse projeto fará uma apresentação sobre os dois tópicos.

FOSSAS SÉPTICAS

O esgoto in natura deve ser lançado em um tanque ou em uma fossa para que com o menor fluxo da água, a parte sólida possa se depositar liberando a parte líquida. Uma vez feito isso, bactérias anaeróbias agem sobre a parte sólida do esgoto decompondo-o. Esta decomposição é imposta, pois torna o esgoto residencial com menor quantidade de matéria orgânica uma vez que a fossa remove cerca de 40%da demanda biológica de oxigênio e o mesmo agora pode ser lançado de volta à natureza com menor prejuízo à mesma. Devido a possibilidade de presença de organismo patogenia, a parte sólida deve ser retirada através de um caminhão limpa-fossas e transportada para um aterro sanitário nas zonas urbanas. No caso da zona rural é enterrada.

Numa fossa séptica não ocorre a decomposição aeróbica e somente ocorre a decomposição anaeróbica devido a ausência quase total de oxigênio.

No tratamento primário de esgoto doméstico, sobretudo nas zonas rurais, podem ser utilizadas as fossas sépticas que são unidades nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.

As fossas sépticas são estruturas complementares necessárias às moradias sendo fundamentais no combate às doenças, verminose na superfície e endemias (como a cólera), pois diminuem o lançamentos dos objetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo.O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais e da localidades não servidas por redes de coleta pública de esgoto .

Esse tipo de fossa consiste em um tanque enterrado que recebe os esgotos (objetos e água servida) e os retêm na parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente). Mas é preciso que esses influentes sejam filtrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação.

As fossas sépticas não devem ficar muito perto das moradias (para evitar mau cheiro), nem muito longe (para evitar tubulações muito longas). A distância recomendada é cerca de 4 metros. Elas devem ser construídas do lado do banheiro para evitar curvas nas canalizações. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços, cisternas ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo 30 metros de distância) para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento. O tratamento da fossa séptica depende do número de pessoas da moradia. Ela é dimensionada em função de um consumo médio de 200 litros de água por pessoa, por dia. Porém sua capacidade nunca deve ser inferior a mil litros.

Tipos: as fossas sépticas podem ser de dois tipos:

*Pré-moldadas

*Feitas no local

Fossas sépticas pré-moldadas

De formato cilíndrico, são encontradas no mercado. A menor fossa pré-moldada tem capacidade de 1.000 litros, 1,1x1,1 metros (altura x comprimento). Para volumes maiores é recomendável que a altura seja maior que o dobro do diâmetro, para sua montagem.

Fossas sépticas feitas no local

As fossas sépticas feita no local tem formato retangular ou circular. Para funcionar bem elas devem ter dimensão determinadas por meio de um projeto específico de engenharia. A execução desse tipo de fossa séptica começa pela escavação do buraco onde a fossa vai ficar enterrada no terreno.

O fundo do buraco deve ser compactado, nivelado e coberto com uma comando de cinco centímetros de concreto negro,(um saco de cimento, 8 litros de areia, onze latas de brita e duas latas de águas,a lata de medida é de dezoito litros). Sobre o concreto negro é feito um laje de concreto armado de seis centímetros de espessura, (um saco de cimento,quatro litros de areia,seis litros de água), malha de ferro 4,2 a cada vinte centímetros.

As paredes são feitas com tijolos maciços ou cerâmicos, ou com bloco de concreto.

Durante a execução da alvenaria já devem ser colocados ou tubos de entrada e saída da fossa (tubos de cem milímetros) e deixados ranhuras para encaixar as placas de separação das camadas - no caso de fossa retângula. As paredes internas da fossa devem ser revestidas com argamassa a base de cimento. As fossas sépticas circulares apresentam maior estabilidade.

Na fossa séptica retangular, a separação das câmeras e a tampa das fossas são feitas com placa pré-moldadas de concreto. Para a separação das câmeras são necessárias cinco placas: duas de entrada e três de saída. Essas placas tem 4 cm de espessura e a armadura em forma de tela. A tampa é subdividida em placas para facilitar a sua execução e até a sua remoção. A ligação da rede de esgoto à fossa deve passar inicialmente por uma caixa de inspeção que serve para fazer a manutenção do sistema facilitando o desentupimento. Essa caixa deve ter 60cm x 60 cm e profundidade de 50cm, a cerca de 2 metros de distancia da casa.

DISTRIBUIÇÃO DOS EFLUENTES NO SOLO

As duas principais técnicas para distribuição e infiltração dos efluentes no solo são:

= Valas de infiltração

= Sumidouros

A utilização de um ou outro vai depender do tipo de solo e/ou dos recursos disponíveis para a sua execução.

VALAS DE INFILTRAÇÃO

Recomendadas para locais onde o lençol freático é muito próximo à superfície. Esse sistema consiste na escovação de uma ou mais valas nas quais são colocados tubos de dreno com brita ou bambu preparado para trabalhar com dreno retirando o miolo que permite, ao longo do seu comprimento, escoar para dentro do solo os efluentes provenientes da fossa séptica.

O comprimento total das valas depende do tipo de solo e quantidade de fluentes a ser tratado. Em terrenos argilosos são necessários doze metros de valas por pessoa. Entretanto, para um bom funcionamento do sistema cada linha de tubos não deve ter mais de trinta metros de comprimento. Portanto, dependendo do número de pessoas e do tipo de terreno pode ser necessário mais de uma linha de turbos\valas.

SUMIDORES

Os sumi dores é um poço sem laje de fundo que permite a infiltração (penetração) do efluente da fossa séptica no solo. Mas não deve ter menos de 1m de diâmetro e mais de 3m de profundidade para simplificar a construção. Os sumidores podem ser feitos com tijolo maciço ou blocos de concreto ou ainda com anéis pré-moldados de concreto.

A construção de um sumidouro começa pela escavação do buraco, a cerca de 3m da fossa séptica e num nível um pouco mais baixo para facilitar o escoamento dos efluentes por gravidade. A profundidade do buraco deve ser 70cm maior que a altura final do sumidouro. Isso permite a colocação de uma camada de pedra no fundo do sumidouro, para infiltração mais rápida no solo, e não devem receber pré-moldados eles devem ser apenas colocados uns sobre os outros sem nenhum rejuntamento para permitir o escoamento dos efluentes. A laje ou tampa do sumidouro pode ser feita com uma placa pré-moldada de concreto ou executado no próprio local tendo o cuidado de armar em forma de tela.

BIOFOSSAS

Biofossas são estruturas que possibilitam o redirecionamento de toda a água vinda das torneiras e chuveiro, bem como todo o esgoto dos vasos sanitários para uma fossa que irá filtrar e decantar as impurezas e levar a água para um sistema contendo plantas (canteiros). Dessa forma, evita-se a poluição do meio ambiente (rios, lagos e lençol freático) e possibilita-se o reaproveitamento da água que retorna ao solo com auxílios das plantas.

TIPOS DE BIOFOSSAS

 Fossas de água negras: responsável pelo tratamento das águas oriundas dos vasos sanitários (esgoto),cuja água é rica em matéria orgânica.

 Fossas de água cinza: responsável pelo tratamento das águas oriundas das pias dos banheiros, cozinhas, tanques e chuveiro. São todas as águas de limpeza.

PÚBLICO - ALVO

Alunos do curso Técnico em Edificação, turma 9083.

PERÍODO DE EXECUÇÃO

O Projeto será desenvolvido durante a disciplina de Comunicação Oral e Escrita, no período entre 11 de março a 01 de abril de 2013.

OBJETIVO GERAL

Promover o aprendizado de como elaborar projetos escolares bem como estimular o aluno a pesquisar e conhecer um pouco mais sobre FOSSAS SÉPTICAS.

JUSTIFICATIVA

No presente trabalho abordamos e conceituamos o assunto de FOSSAS SÉPTICAS com os seus conceitos e funcionamentos a fim de conhecermos melhor sobre esse assunto.

ETAPAS DO PROJETO

Segunda-feira - dia 11/março/2013

• Seleção do grupo (05) - Fossas Sépticas

• Escolha do coordenador (a) do grupo: katherine Maiara

Quarta-feira - dia 13/março/2013

• Elaboração do item – Público-alvo

• Elaboração do item - Apresentação

• Elaboração do item - Objetivo Geral

Sexta-feira - dia15 de março/2013

• Elaboração do item - Período de execução

• Elaboração do item - Justificativa

• Elaboração do item - Recursos humanos e matérias

Quarta –feira - dia 20/março/2013

• Elaboração do item - Etapas do projeto

• Elaboração do item - Conteúdo

• Elaboração do item - Referência bibliográfica

• Elaboração do item - Avaliação

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

• Sites

• Internet

• Professora

• Alunos

• Data show

• Computador

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em três momentos:

 Organização dos grupos e metodologia de trabalho em sala de aula e extraclasse

 Conteúdo selecionado para a finalização da proposta

 Apresentação oral do projeto, observando-se as orientações dadas sobre oralidade, postura e ética se falar em público.

Referências Bibliográficas

http://pt.m.wikipedia.org.\wiki\fossa

http://pt.m.www.akatu.com.br

...

Baixar como  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »