TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fossas séptica - Uma medida de melhoramento na vida do morador da zonba rural

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO DE RUSSAS

UFC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UFC VIRTUAL

CURSO: PEDAGOGIA

SEMESTRE: 2015.1

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TUTORA: CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO

GRUPO 02: ZARATON GOMES MOTA GONÇALVES, ROSIANE MOURA, ROSIMEIRE MOURA, MARIA LEILANE E ANA LÍVIA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 04: AS FOSSAS SÉPTICAS COMO MEDIDA DE CONTENÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE EFLUENTES DE ESGOTO DOMÉSTICO NA ZONA RURAL

.

RUSSAS (CE)

MAIO – 2015

INTRODUÇÃO

Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) analisou os mais graves problemas mundiais e estabeleceu 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, que foram transformados em 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

O 7º deles é Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente. O saneamento básico e o acesso à água de boa qualidade são apontados como os principais desafios para se vencer a crise sanitária em que vive a humanidade. Segundo dados da ONU, 4 em cada 10 pessoas no mundo não têm acesso nem a uma simples latrina e defecam a céu aberto; e 2 em cada 10 – cerca de 1 bilhão de pessoas – não têm nenhuma fonte de água potável segura. Resultado: 3.900 crianças morrem no planeta diariamente por falta de saneamento. A água contaminada por falta de saneamento mínimo pode gerar uma série de doenças no ser humano, podendo inclusive causar a morte.

Inúmeros malefícios à saúde humana são provocados por fezes, urina e outros dejetos que podem ser encontrados no líquido mais precioso para a vida – a água. É pela água consumida em uma fonte contaminada que podem ser contraídas doenças severas, a exemplo da hepatite, do cólera, da salmonelose e outras. Com esse esclarecimento, é possível compreender por que, em muitos lares rurais, os moradores costumam reclamar de dores de barriga, de cabeça e por todo o corpo. Isso pode ser provocado pelos micróbios que contaminam as fontes de água utilizadas para o consumo humano.

Daí que é fácil entender o tamanho do problema: 75% das internações  hospitalares no Brasil estão relacionadas à falta de saneamento básico. A boa notícia é saber que a solução cabe nas Fossas Sépticas Biodigestoras. Além disso, esse sistema pode ajudar a melhorar a produção rural com a utilização de um biofertilizante orgânico com efeitos favoráveis comprovados. Assim, essa Tecnologia Social atende também ao 8º desafio do milênio, que é “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”. As Fossas Sépticas Biodigestoras são um sistema inovador de esgoto sanitário composto por três caixas coletoras com 1.000 litros cada uma.

Ficam enterradas no solo, funcionam conectadas exclusivamente ao vaso sanitário e são interligadas entre si por tubos e conexões de PVC. Elas são uma das tecnologias sociais recomendadas pela Fundação Banco do Brasil para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Visando a melhoria na qualidade de vida dos moradores da zona rural da cidade de Russas, apresentamos um projeto não novo, porém pouco conhecido, que atende as necessidades das comunidades rurais de forma sustentável preservando os recursos naturais.

CONTEXTULALIZAÇÃO, PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA.

O projeto das Fossas Sépticas Biodigestoras é uma tecnologia social, a qual foi criada pelo médico veterinário Antônio Pereira de Novaes, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos (SP).

Inspirado em experiências que, outrora, foi desenvolvido há dois séculos na Ásia, o mesmo resolveu desenvolver tais experiências para o meio rural brasileiro, objetivando assim, ajudar a solucionar o problema referente à falta de água e esgoto nessas regiões do País.

O grande problema que acontece nessas regiões do País é a falta de água, a seca que afeta tais regiões é muito forte e a água utilizada pelos habitantes dessas regiões, são as águas dos rios e lagos.  O que por sua vez, acabam sendo poluídos pela falta de saneamento básico nas regiões, pois as instalações de esgoto a céu aberto, e sem tratamento são fatos comumente vistos nesse meio rural do sertão, onde, tais excrementos e águas de esgoto são lançados nos rios e lagos próximo as casas. Tais dejetos poluem as águas dos rios e dos lagos que irão ser utilizadas por estas mesmas pessoas, causando, assim, um grande mal para a saúde de toda essa população, ocasionando doenças que podem levar até a morte.

Pensando nessa problemática, bem como a criação de um meio eficaz e benéfico para os fins dos dejetos humanos, é que o mesmo criou as Fossas Biodigestoras que além de ser um método seguro e eficaz para os resíduos humanos, o mesmo produz no fim do seu processo de biodigestão um biofertilizante, o qual não possui cheiro desagradável, podendo assim, ser usado e manuseado nas plantações de tais agricultores e hortaliças. As fossas Biodigestoras além de serem um meio pelo qual tratar e dá um fim útil para os dejetos humanos a mesma possibilita uma qualidade de vida, saúde e renda para os moradores rurais que a utilizam como meio e fonte de tratamento de esgoto de suas casas.

Metodologia

A metodologia do projeto é baseada nos princípios do protagonismo local, onde os beneficiários deverão participar diretamente das ações planejadas, buscando novas alternativas e soluções para garantir com que as orientações e informações transmitidas pela equipe de profissionais contratados atinjam resultados significativos e capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir a sustentabilidade tanto do negócio quanto do meio ambiente. O processo de sensibilização e mobilização terá por propósito demonstrar para as famílias de agricultores que as Fossas Sépticas Biodigestoras, além de melhorar a qualidade da água e do solo, também podem gerar renda para as famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (550.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com