TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer

Seminário: Freelancer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Freelancer é uma palavra inglesa que significa: pessoa que presta serviços profissionais autônomos, especialmente para a imprensa e publicidade, atendendo seus clientes de forma independente. É um profissional que não tem um patrão certo e que vai fazendo o seu trabalho para diferentes clientes podem ser feitos segundo um pedido por parte de algum cliente ou então através de própria iniciativa do freelancer que depois vai tentar vender o seu trabalho. Podemos citar a organização IBM que apresenta flexibilidade no aspecto estrutural e organizacional interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

A organização burocrática, no entanto estruturalmente é caracterizada por regras controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema sendo uma administração por divisões seguindo uma hierarquia trabalhista.

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já os Freelancers, auto empregam em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. As empresas ao optarem por contratar um freelancer não terão a preocupação sobre o fornecimento de um escritório e de contratação protocolada, pois, todo o trabalho é feito através da internet no diretório de freelancers. O novo modelo de contratação permite que as empresas adeptas entreguem mais rapidamente os resultados aos clientes.

Empresas como facebook e Google também empregam modelos de gestão diferentes e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Possuem um modelo de gestão flexível e inovador. Os colaboradores são incentivados a serem auto gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas exceção sua criatividade, e promovam a inovação, com isso, deixa bem claro as diferenças entre os modelos clássicos.

Essas organizações acreditam que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, elas permitem que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação.

É notório que esses profissionais, freelancer, vinheram para ficar no mercado de trabalho. As vantagens de ter esse tipo de contratação são:

Flexibilidade de horário, podendo escolher sua rotina de trabalho dependendo de si e do número de trabalhos que lhe pedirem. Claro que também é importante que seja disciplinado. Deve criar a sua própria rotina e ter força suficiente para não fugir dela.

Dinheiro fácil, trocando alguns e-mails consegue fechar um contrato de trabalho. Cabe a si escolher os melhores negócios. Outro beneficio é a internet ser o seu escritório a sua interação deixa de ser física, para passar a ser virtual. Tudo é tratado online. Outra vantagem é o investimento reduzido, pois, trabalhar em casa poupa-se tempo, combustível para se deslocar ao trabalho.

Podemos citar também trabalhar com diversas empresas ao mesmo tempo e férias quando quiser.

As desvantagens desse trabalhador temporário é não possui remuneração fixa porque em um mês ele pode faturar muito e no outro pode ficar sem atividade nenhuma. Outra desvantagem é o status profissional, pois, esse tipo de profissão não é tão reconhecido no mercado de trabalho. Também,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com