TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frequência Relativa E Absoluta.

Ensaios: Frequência Relativa E Absoluta.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO: Estudou-se o comportamento do consumidor de iogurte nas cidades de Coxilha, Tapejara, Mato Castelhano, Getúlio Vargas, Estação, Sertão, Ipiranga do Sul, Estado do RS, nos aspectos relacionados com o tamanho da família, renda, motivo do não consumo, estado de conservação e aparência do produto, qualidade da produção local em relação ás grande marcas nacionais, controle de qualidade, exigências para aumento do consumo, frequência de aquisição do produto, distribuição das compras por sabor, volume das embalagens e pontos de venda. Os dados foram obtidos através de aplicação de questionários aplicados por alunos do 3ºsemestre de Técnologia em Alimentos do IFRS- Sertão-RS. As principais conclusões obtidas foram: Existe uma grande aceitação dos consumidores pelo iogurte, uma motivação pelo consumo é a saúde e bem estar do ser humano. A produção local do ponto de vista dos consumidores possui um padrão de qualidade igual às grandes marcas nacionais. A maioria dos consumidores tem o hábito de consultar o rótulo da embalagem para saber o que está consumindo, embora em menor número de pessoas não tem o costume de verificar a validade e tampouco os componentes oferecidos pelo iogurte, se contém os nutrientes necessários para uma dieta diária e as condições favoráveis. Na embalagem existência de controle por parte de órgãos oficiais, o que pode conduzir ao consumo de produtos inadequados à alimentação humana. Os consumidores de iogurte concentram suas aquisições em compras semanais e quinzenais, adquirindo preferencialmente os sabores de morango, pêssego, coco, polpa de frutas, ameixa, frutas vermelhas, chocolate.

Palavras-chave: Consumidor, agroindústria, iogurte.

INTRODUÇÃO

O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.

“Hoje temos trabalhos na medicina que mostram o valor do cálcio no controle da hipertensão. Dentro do contexto, de uma alimentação saudável, balanceada, esse componente, presente no iogurte, pode ser um ponto de apoio no controle da pressão.” A campanha terá enfoque especial em incentivar o consumo no período da manhã, reforçando os benefícios e a importância de começar bem o dia com uma alimentação saudável a base de iogurte e suas possíveis combinações com outros itens de café da manhã como pães, cereais, frios e frutas. O projeto vai até dezembro em todas as lojas Extra Hiper e Extra Supermercado do Brasil.”O Extra, em parceria com a Danone, Nestlé, Vigor e Taeq, traz a campanha – Comece bem o dia com 1 iogurte”. A proposta é, por meio de um plano de comunicação 360º, incentivar um novo hábito na família brasileira, o de consumir pelo menos um iogurte no dia.

A rede acompanha as tendências de consumo do brasileiro e quer com essa campanha, incentivar ainda mais o consumo de lácteos no país. Segundo pesquisa de 2013 da Mintel, empresa global de inteligência de mídia, o consumo de iogurtes no Brasil vem crescendo à taxa média de 5% ao ano, graças ao aumento do poder aquisitivo da classe média e a penetração nos lares já é de 74%.

Camila Leonel, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que o intestino humano é formado por bactérias boas e ruins. O iogurte contém uma cota de bactérias boas superior aos demais derivados do leite. É esse coeficiente elevado que estimula o funcionamento ideal do intestino.

De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que controla medicamentos e alimentos, para que um derivado do leite seja denominado de iogurte, deve ser fermentado por bactérias específicas, cientificamente chamadas Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que produzem um produto mais grosso e encorpado, e são os principais agentes no bom funcionamento do intestino.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada em diferentes cidades da região Sul do Brasil, as informações utilizadas são de origem primária, obtidas através de aplicação direta de questionários a 110 entrevistados. A abordagem dos consumidores para a entrevista foi realizada pelos estudantes do 3ºSemestre de Tecnologia em Alimentos - IFRS- Sertão-RS, no mês de março/2014.

Foram utilizados, análises tabular e descritiva dos dados coletados na amostra, agrupados em tabelas contendo informações, tais como frequência absoluta e relativa das viáveis relacionadas. As viáveis analisadas foram: tamanho e renda das famílias, preferência do consumidor, frequência de aquisição do iogurte, consumo, embalagens e postos de aquisição do produto.

Sendo um produto que conserva as características naturais do leite in natura o iogurte representa um diferencial de qualidade em relação a outros alimentos lácteos. Nessa pesquisa realizada, a qualidade está se tornando, cada dia mais importante parâmetro na decisão do consumidor na compra de alimentos. A tendência por busca de qualidade, a praticidade e o sabor, foi os principais itens de avaliação dos consumidores no momento de adquirir seus alimentos.

Em relação a produtos industrializados na alimentação humana, a principal exigência citadas pelos consumidores é a garantia de qualidade do produto, mostrando que a ausência de contaminação por produtos químicos, físicos e biológicos, já se constituí em fatores mais importantes que o preço na decisão do consumidor.

Pretende-se através desta pesquisa conhecer o comportamento do consumidor de iogurte com relação às suas preferências, além de contribuir no estudo dos alunos do 3º semestre de tecnologia em alimentos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa permitiu identificar, com base em 110 entrevistas realizadas, que 89% da amostra, formada por integrantes de famílias que consomem o iogurte no mínimo uma vez por semana. Apenas 21% não consomem o produto. Foram questionados os consumidores que afirmaram não consumir o iogurte sobre o motivo de não fazê-lo. Observou que 20% destes não gostam do produto, 6% não tem costume, 1% preço alto, 1% outros, a falta de qualidade não houve votação. Apenas um dos entrevistados apresentou outro motivo para não adquirir o iogurte.

TABELA 1 – Motivo da não aquisição de iogurte pelos consumidores.

Frequência

Discrição Absoluta Relativa

Não gosta 20 71,42%

Preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com