TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA

Projeto de pesquisa: FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUÊNCIA RELATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.. .04

1 ESTATÍSTICA. .05

1.1 Conceitos e aplicações da estatística.. 05

1.2 Aplicação da estatística na área de administração.. 06

2 AMOSTRAGEM.. 07

3 FREQUÊNCIA ABSOLUTA E FREQUENCIA RELATIVA. .09

4 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E MEDIDAS DE DISPERSÃO... 11

4.1 Medidas de tendência central... 11

4.1.1 Moda. .11

4.1.2 Média.. .12

4.1.3 Mediana.. 13

4.2 Medidas de dispersão.. 13

4.2.1 Variância..x 14

4.2.2 Desvio Padrão.. 14

4.3 A Variável “peso”, de acordo com os dados coletados.. 15

CONCLUSÃO .. 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 17

INTRODUÇÃO

O objetivo dessa ATPS foi o de produzir um Relatório, conforme estudo de caso que consta de pesagem de um lote de 110 pacotes de café com o intuito de verificar se o lote será ou não aprovado.

Para a realização dessa ATPS foi utilizada a pesquisa bibliográfica em artigos, livros e sites da internet com o intuito de fundamentar o estudo em questão. Foi utilizada também a pesquisa de campo por meio da pesagem de 100 pacote de café no supermercado Santa Rita em Campo Grande MS e também a tabulação de dados no programa Excel.

Visando alcançar os objetivos dessa ATPS os dados coletados foram organizados em quatro etapas.

Na etapa 1 são apresentados os conceitos de estatística e sua aplicação nas diferentes áreas do conhecimento e também em especifico na Administração.

Na etapa 2 encontra-se distribuído em forma de tabela o peso da amostra de 100 pacotes de café de 500g.

A etapa 3 apresenta a freqüência absoluta e a freqüência relativa da amostra estudada.

A etapa 4 aborda sobre as medidas de tendência central e as medidas de dispersão com ênfase na média, moda, mediana, variância e desvio padrão, bem como, a variável “peso”, de acordo com os dados coletados nas respectivas medidas.

1 ESTATÍSTICA

1.1 CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

Segundo o dicionário Aurélio, estatístico é a parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões e fazer predições com basenesses dados.

Estatística é definida também como um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.

(Carmo (2008), Granzotto (2008)) são unânimes em afirmar que a estatística “é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões”.

A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em várias ciências, ela permite identificar situações criticas e, conseqüentemente, atuar sobre seu controle.

A compilação e a interpretação dos dados obtidos num estudo é a função da estatística, a qual é considerada um ramo da matemática. As estatísticas permitem tomar decisões no âmbito governamental, mas também no mundo dos negócios e no comércio.

Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing (NUNES, 2006).

As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificando seus pontos fracos e atuando na melhoria contínua de seus processos.

Algumas das áreas de atuação são:

• Indústrias

• Área de RH

• Universidades e instituições de pesquisas

• Área de demografia

• Área de marketing e analise de mercado

• Área financeira e bancária

Os índices de inflação, de emprego e desemprego, desempenho escolar dos alunos, índice populacional, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

1.2 APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

O campo de aplicação da estatística tem se ampliado consideravelmente, devido à necessidade de tomada rápida e segura de decisões, atividade tão presente no cotidiano do administrador.

Dentre algumas possíveis aplicações da estatística na área da administração é verificar os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo (ANDRADE, 2011)

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

Exemplos da aplicação da estatística na administração:

- Calcular os lucros mensais e anuais.

- Calcular o custo unitário de produção.

- Verificar o clima organizacional dentro da empresa.

- Calcular o número de funcionários necessários para a empresa em uma conjuntura diferenciada do padrão a que ela esteja acostumada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com