TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Sistema

Artigo: Fundamentos De Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Como aprendemos, Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Todo Sistema de informação que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

Combinação de recursos humanos e computacionais que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas.

Quando falamos em gestão de empresas de tecnologia da informação, sempre nos deparamos com o seguinte paradigma: "os gestores têm conhecimento técnico e pouca formação em administração de empresas".

Bem, acredito que nos dias atuais isto tem mudado consideravelmente, pois a exigência de profissionalização das empresas perante o mercado e a competição com os concorrentes, muitos destes globais, já é uma realidade.

O crescimento de nossas empresas depende, entre outras variáveis, do posicionamento de seus líderes, fundadores do negócio, em realmente acreditar nos processos de qualidade e delegar e descentralizar algumas operações da empresa, proporcionando que pessoas com especialização e expertise executem as atividades táticas e operacionais, fundamentadas no seu conhecimento especializado, sejam nas áreas administrativas, financeiras, comerciais, de marketing, entre outras.

Quando falamos em crescimento de empresas de tecnologia de informação, em especial na área de serviços, temos obrigatoriamente que passar pela avaliação do quanto a empresa está alinhada a conceitos e melhores práticas de gestão pela qualidade a nível mundial, tanto corporativamente como tecnicamente, estabelecendo assim, o cenário atual e o cenário ideal para então planejar e executar projetos que alcancem o objetivo.

A adoção de melhores práticas estabelecidas, como por exemplo, MPS-BR, CMMI, ITIL, COBIT, ISO e o PGQP, é o caminho para a excelência das empresas e o consequente crescimento, resguardando sempre a identidade funcional e específica de cada empresa e o seu diferencial principal. Isso leva à qualificação das estruturas da atividade fim e de apoio, representando uma forma de fortalecer a eficiência e o resultado, consequentemente a imagem e a reputação da empresa pela excelência da formatação do seu sistema de gestão.

No momento em que as empresas se deparam com estes processos, surge a necessidade de delegar e descentralizar as decisões, dentro é claro, das alçadas da empresa com a devida regulamentação regida pelos processos orçamentários, pois assim a liderança empresarial terá condições de determinar e profissionalizar sua gestão com especialistas.

Portanto, estar melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com