TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Tecnologia Da Informação

Trabalho Universitário: Fundamentos De Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ADEMAR ALVES FILHO

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

ADEMAR ALVES FILHO

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Fundamentos de Tecnologia da Informação orientados por.

SUMÁRIO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 3

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 3

ADEMAR ALVES FILHO 3

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 3

Salvador 3

ADEMAR ALVES FILHO 4

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4

Prof. 4

Salvador 4

1. INTRODUÇÃO 6

2. OBJETIVO 6

3. DESENVOLVIMENTO 6

3.1. Modelo de Processo de Software 7

3.2. Evolução do Modelo 7

3.3. Vantagens e Desvantagens 8

3.4. Exemplo do Modelo 8

3.4.1. Análise e definição dos requisitos 9

3.4.2. Projeto do sistema 9

3.4.3. Implementação 9

3.4.4. Teste do sistema 10

3.4.5. Manutenção 10

4. Linguagem de Programação 11

5. Conclusão 11

6. Referência 11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste na escolha de um modelo de desenvolvimento software: Cascata. Nesse contexto, a metodologia surge como um modelo interessante, pois o cliente participa ativamente do projeto, definindo melhor o que será concluído. Este modelo é muito utilizado nos dias atuais.

2. OBJETIVO

Mostrar as vantagens e desvantagens da utilização do modelo Cascata no desenvolvimento de software, apresentando o seu processo de evolução até os dias atuais e apresentando a linguagem de desenvolvimento C# como modelo adequado para o desenvolvimento de software no modelo Cascata.

3. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento de software exige uma escolha adequada do modelo para o seu processo de desenvolvimento. Esse modelo depende da filosofia e estrutura na qual se deseja trabalhar. Cada modelo possui as suas vantagens e desvantagens e a equipe deve escolher o processo que mais se adéqua a sua realidade e necessidade. Nesse item, vamos descrever sobre o modelo Cascata, demonstrando quais as vantagens e desvantagens, assim como dar um exemplo aplicável a esse modelo.

3.1. Modelo de Processo de Software

Modelo idealizado por Royce em 1970, também conhecido como abordagem top-down, tem como principal característica a seqüência de atividades onde cada fase transcorre completamente e seus produtos são vistos como entrada para uma nova fase, sofrendo novos ajustes e aprimoramentos ao longo dos anos.

A idéia principal do modelo é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma seqüência, ou seja, a saída da primeira etapa fluiu para a segunda etapa e a saída da segunda etapa fluiu para a terceira e assim por diante.

Este modelo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de um projeto, uma vez que se um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões das tarefas anteriores, sendo normal que as novas idéias sobre o sistema não sejam aproveitadas.

As atividades executadas são agrupadas em tarefas seqüencialmente, de forma que uma tarefa só poderá ter início quando a anterior tiver terminado.

3.2. Evolução do Modelo

A Evolução dos Processos de Desenvolvimento de Software passou por sensível melhora com o crescimento da Engenharia de Software. O primeiro processo formal estabelecido foi o modelo Cascata, que significou um salto qualitativo para o desenvolvimento de software.

Atualmente, há processos de desenvolvimento de software melhores que o processo Cascata, mas este modelo continua sendo o mais utilizado, pois a mudança exige adaptações na forma de trabalho e na cultura das empresas.

Assim, consolidou-se a Engenharia de Software que, com a introdução de metodologias e ferramentas, proporcionou condições para a melhoria da qualidade do produto.

Esse processo estabeleceu um ciclo de vida básico para o desenvolvimento de um software.

3.3. Vantagens e Desvantagens

As vantagens deste modelo são:

• Oferecem um roteiro útil para o trabalho de engenharia de software;

• Padronização dos Componentes;

• Melhor comunicação da equipe;

• Menos treinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com