TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Resenha: Fundamentos de Análise Orientada a Objetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 7

Fundamentos de Análise Orientada a Objetos

Curso: TADS

ATPS – FAOO

25/03/2013

Procedimentos e processos mal analisados, não documentados e não informatizados causaram diversos problemas, entre eles a execução de uma mesma tarefa por inúmeras vezes. Além disso, houve inconsistência das informações, tornando as mesmas não confiáveis. Diante desses fatos ocorridos no SISTEMA HOSPITALAR de um Cliente e do crescente número de processos envolvendo esse sistema, se faz necessário uma nova análise do mesmo. Portanto, uma equipe de desenvolvedores deve ser criada com até cinco integrantes, os quais serão avaliados em suas capacidades como projetistas. A equipe identificará e analisará, mediante as características do sistema solicitado pelo Cliente, os seus principais processos e eventos.

O objetivo deste desafio é verificar a capacidade de análise da equipe que atenderá ao Cliente, tendo como foco o levantamento de requisitos. Nesta etapa, o Analista de Sistemas busca compreender as necessidades do usuário e o que ele deseja que o sistema a ser desenvolvido realize. O Analista de Sistemas tenta compreender como funcionam os processos a serem informatizados e quais serviços o Cliente precisa que o futuro Software disponibilize.

Um relatório deverá ser produzido contendo os Objetivos do SISTEMA HOSPITALAR. Com base neste relato, exigido pelo Cliente, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) passará a ser utilizada, com seus principais diagramas, para gerar a respectiva Modelagem e Documentação do Sistema. O Cliente justifica sua exigência pela afirmação de Guedes (2009) de que “A modelagem é uma parte central de todas as atividades que levam à implantação de um bom Software”.

Características do Sistema solicitado pelo Cliente

O Sistema Hospitalar que precisa passar por nova análise deverá atender a algumas características relevantes descritas a seguir.

­ O sistema atenderá a um hospital com diversas unidades de tratamento (ala do hospital).

­ Cada unidade de tratamento pode ser ocupada por diversos pacientes e conter vários equipamentos médicos.

­ O cadastro de informações no sistema é feito pelo(a) enfermeiro(a).

­ O cadastro de pacientes é feito com nome, idade, sexo e tipo de enfermidade.

­ O cadastro de médicos é feito com nome, CPF e respectiva especialidade.

­ Os médicos são usuários do sistema – cadastro de login e senha - e têm permissão para consultar as informações dos pacientes.

­ As solicitações de exames são feitas para pacientes cadastrados e devem apresentar, necessariamente, o nome do paciente, nome do médico, tipo do exame e o laboratório responsável.

Objetivo do desafio

Verificar a capacidade de análise da equipe (Alunos) que atenderá ao Cliente, tendo como foco o Levantamento de Requisitos de um Sistema Hospitalar. Elaborar uma documentação (relatórios/diagramas) representará o “novo Sistema”.

Produção Acadêmica

­ Relatório contendo:

o Objetivos Principais do SISTEMA HOSPITALAR

o Relatório: Lista de Eventos

o Diagramas de Caso de Uso

o Diagrama de Classes

o Diagrama de Objetos

Prazo Limite para Entrega

15/10/2012 até às 21h

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

­ Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientação do professor.

­ Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.

­ Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

­ Em papel branco, formato A4.

­ Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.

­ Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta.

­ Espaçamento de 1,5 entre linhas.

­ Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas.

­ Com capa, contendo:

­ Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina.

­ Nome e RA de cada participante.

­ Título da atividade.

­ Nome do professor da disciplina.

­ Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas)

­ Aula tema: Apresentação da Disciplina. Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos. Conceitos de Análise Orientada a Objetos.

Esta atividade é importante para que você busque compreender as necessidades do usuário e o que ele necessita que o sistema a ser criado faça. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Reúnam-se em equipe e estudem a situação problema do Cliente – especificações do SISTEMA HOSPITALAR, para compreender as necessidades do usuário e o que ele precisa que o sistema a ser desenvolvido forneça. A equipe precisa compreender como funcionam os processos a serem informatizados.

Passo 2 (Equipe)

Escrevam alguns tópicos ressaltando as funcionalidades identificadas no sistema e o porquê tais funcionalidades (máximo de seis) foram consideradas como fundamentais. Justifiquem ao cliente os benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com