TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ANALISE ORIENTADA A OBJETOS

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DE ANALISE ORIENTADA A OBJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

Documento de Visão

Informações sobre o Documento

Revisões e Aprovações

Histórico de Versões

INTRODUÇÃO

1.1 Propósitos

Suprir a necessidade do hospital com um sistema informatizado, integrando todos os setores do Hospital São Marcos, gerando agilidade no atendimento, melhorias na administração dos medicamentos e equipamentos hospitalares.

1.2 Escopo

• O sistema hospitalar gerenciará as diversas alas do hospital (ginecologia, clinica médica, otorrinolaringologia, entre outros) através de gerenciamento de agenda medica e organização de senhas de atendimento.

• Gerenciar cada unidade de tratamento a ser ocupada.

• Gerenciar os equipamentos médicos.

• Informatizar e gerenciar o cadastro de pacientes por meio de prontuário eletrônico on-line.

• Informatizar e gerenciar o cadastro do corpo médico do hospital.

• Gerar relatórios de encaminhamento de pacientes para exames para os laboratórios responsáveis.

2. DESCRIÇÃO DOS PROBLEMAS

Nº 01

Problema Falta de organização na administração de equipamentos e medicamentos que cada ala do hospital necessita.

Afeta As diversas áreas do hospital

Impacto Previsto Insatisfação dos pacientes, perda de medicamentos, danificações de equipamentos, equipamentos muito tempo parados, falta de apoio ao corpo médico do hospital.

Solução Controle do patrimônio do hospital com código de barras que facilita a localização dos equipamentos, estado de utilização, ultima manutenção e próximas revisões. Quantos aos medicamentos utilizarão um código de barras verificando o lote, procedência, fabricação, laboratório e data de validade, gerando um controle de recebimentos e de saída da farmácia do hospital evitando perdas de medicamentos, desvios por funcionários e quem utilizará tal medicamento.

Nº 02

Problema Falta de organização no controle de prontuários do hospital.

Afeta Os primeiros atendimentos do hospital (dar entrada) esta sendo prejudicada devido à falta de organização dos prontuários, gerando duplicidade dos mesmos, portanto falta de atualização do histórico do paciente.

Impacto Previsto Inchaço no setor de prontuários devido a duplicidade de prontuários, problemas quanto a organização de prontuários, divergências nos diagnósticos, insatisfação do corpo médico e do paciente que esta sendo atendido, falta de acompanhamento do paciente ao seu prontuário.

Solução Informatizar o setor de prontuário, gerando um prontuário eletrônico único, enxugando assim o setor de prontuário, auxiliando o médico dando uma visão atualizada sobre o histórico do quadro clinico do paciente, dando mais agilidade ao atendimento e ênfase no tratamento do paciente. Disponibilizar por meio de cadastro on-line o prontuário do paciente, como por exemplo resultados de laudos que são automaticamente indexados ao seu prontuário on-line.

Nº 03

Problema Dificuldade quanto ao cadastro do corpo medico do hospital, apresentando médicos que já não trabalham mais no hospital, dados desatualizados, não localização do medico quando necessário.

Afeta A administração do hospital, o setor que o medico trabalha, atendimento do paciente quando chega em regime de urgência.

Impacto Previsto Insatisfação dos pacientes, dificuldade na localização do médico devido aos dados estarem desatualizados, insatisfação do corpo clinico devido aos constrangimentos.

Solução Fazer um controle único do corpo médico por especialidade e área de atuação do médico dentro do hospital, sendo atualizadas a partir do seu CRM não dando margem assim a erros quanto a seus dados (telefone, bip, residência, status de plantão, etc.)

Nº 04

Problema Extravio de pedidos de exames por parte dos pacientes.

Afeta O atendimento dos pacientes, pois devido ao extravio desses documentos os pacientes não fazem os exames.

Impacto Previsto O acompanhamento do paciente fica prejudicado por conta do paciente devido a um extravio não fazer o exame,gerando demora no andamento do acompanhamento médico; O controle desses pedidos exames não são controlados.

Solução Gerar um relatório eletrônico com cópia envio de mala direta ao laboratório competente, evitando o extravio por parte do paciente, anexo imediato ao prontuário eletrônico, gerando um melhor controle dos pedidos de exames e quem os solicitou, ganhando em tempo e agilidade no tratamento do paciente.

3. AMBIENTE

3.1 Do Usuário

3.1.1: O setor de gerencia de patrimônio terá 4 usuário que tem como função o cadastramento dos equipamentos juntamente com o seu patrimônio e 1 supervisor para orientá-los no desenvolvimento das atividades

3.1.2 O setor de atendimento terá 4 usuários mais um supervisor, que tem como função dar entrada dos pacientes no hospital para consulta, internações, etc.

3.1.3: O sistema será implantado no atendimento geral, que tem como objetivo ter primeiro contato com o paciente e efetuar seu cadastro e um pré-atendimento no paciente, para que possa encaminhá-lo para a especialidade ideal, logo depois deste pré-atendimento o enfermeiro terá a capacidade de enviar o paciente ao consultório, já em poder do seu prontuário que com o nome do médico que irá atendê-lo e sua respectiva especialidade este procedimento cabe as 4 atendentes efetuar esta atividade, caso haja alguma dúvida será sanada junto ao seu supervisor.

3.1.3: O corpo médico poderá consultar, incluir e gerar relatório do prontuário on-line, poderão ser incluído no prontuário do paciente dados logo após a consulta, inclusão de laudos médicos, situação atual do paciente, encaminhamentos para a exames, etc.

3.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com