TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de análise de sistema

Seminário: Fundamentos de análise de sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

1 Conceitos Básicos sobre Análise de Sistemas

Quando se ouve falar sobre sistema de informação, logo imagina-se algo feito utilizando o computador ou computadores, mas a geração de informações pode ser realizada de forma oral, manual, mecanizada ou eletrônica. Pode ser gerada de dentro da organização ou de empresas fora da organização, levando em conta esta situação podemos definir dois tipos de informação:

• Interna: Informações geradas pelos diversos departamentos da empresa como: administrativo, engenharia, produção, recursos humanos, vendas, contabilidade e outros.

• Externa:Informações que entram na empresa de varias formas e passam a fazer parte do sistema, um exemplo seria dados de fornecedores captados pelo sistema de compras.

A função de um sistema de informações é coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir as informações sempre de forma a atingir algum objetivo.

Estas informações são canalizadas aos departamentos por meio de relatórios, softwares ou outros sistemas de processamento, na maioria das vezes visando o apoio às tomadas de decisões.

Os níveis de decisão nas empresas são divididos em:

• Nível estratégico: Asseguram a existência da organização,definem sua margem de lucros, propõem abertura e fechamento de fabricas e estabelecem prazos para execução de seus planos. As decisões são tomadas pela diretoria da empresa.

• Nível tático: Não provocam impacto no dia a dia apesar de de serem relevantes para a empresa. São tomadas pelo corpo gerencia da emrpesa.

• Nível operacional: Contribui para a execução dos trabalhos rotineiros da empresa. São executadas pela maioria dos usuários.

Para cada nível de decisão o sistema deverá disponibilizar as informações que lhe-s serão uteis ou que atendam as suas necessidades. Por exemplo, para o nível estratégico as informações são resumidas, filtradas, abrangentes, não se preocupando com detalhes, para o nível tático são informações um pouco mais detalhadas e para o nível operacional são bem detalhadas.

1.1 Ferramentas de análise e especificação de sistemas

A complexidade dos sistemas a modelar, nas suas características funcionais, estruturas de dados e considerações temporais, dita a utilização de várias ferramentas de modelação que focalizem diferentes aspectos do sistema. Nem sempre é necessário utilizar varias ferramentas de modelação. Contudo, quando estas são usadas em conjunto, suportam-se umas as outras (pois são varias visões do mesmo sistema), e tem de ser consistentes e compatíveis entre si.

1.1.1 Diagrama de fluxo de dados

1.1.2 Diconario de dados

1.1.3 Portugues estruturado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com