TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Produção

Dissertações: Função Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Função Produção

Toda organização é formada para produzir alguma coisa, seja máquina, material, roupas alimentos, serviços, etc. Assim, a atividade de produção é a principal parte do trabalho dentro de uma organização.

O conceito de produção é muito amplo e mesmo que uma organização não tenha um processo de transformação, ela ainda assim, tem uma função produção, pois tem um produto ou serviço a ser oferecido a um publico ou consumidor.

A função produção é constituída de três subsistemas: o planejamento da produção, a engenharia do produto e a engenharia do processo.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Após a decisão de produzir um produto ou serviço, deve-se iniciar o processo de planejamento dessas atividades.

1) Localização da planta

É necessário escolher sabiamente o local em que a fabrica será instalada e alguns fatores precisam ser levados em conta para isso, que são:

a) O mercado de mão-de-obra: A empresa deve suprir suas necessidades de mão-de-obra usando recursos locais se possível, reduzindo despesas

b) Fácil acesso à matéria-prima: Este fator também influi no custo do produto

c) Mercado consumidor: É sempre interessante, estar por perto dos clientes e consumidores

d) Facilidades de infra-estrutura: Água ,luz, clima adequado ao produto e transporte precisam ser considerados neste processo

e) Considerações Locais: Algumas regiões acabam sendo melhores por possuírem incentivos para expansão industrial, justificando custos de infra-estrutura

2) Capacidade da Fábrica

Após a decisão de onde será localizada a fábrica, o planejamento deverá preocupar-se com a sua capacidade de produção. Isso deverá ser feito em função da capacidade do mercado consumidor, para que assim, a empresa se mantenha e cresça no mercado.

3) Seleção e edificação da fábrica

Deve ser considerado nesse processo a facilidade de expansão, sistema de luz e ventilação, flexibilidade na disposição do layout, os custos do manejo dos materiais e as instalações aos empregados, como áreas de descanso, refeitórios e ambulatórios por exemplo.

Programa da produção

Podemos definir o programa da produção como sendo a atividade que procura combinar as necessidades de produção com os recursos e equipamentos disponíveis. Cada atividade é coordenada com outras para que o fluxo caminhe calmamente, produzindo os resultados esperados.

Controle da produção

O setor preocupado com os controles de qualidade e custo na produção é conhecido como Departamento de Controle de Produção. A preocupação principal é atingir as exigências do mercado.

As atividades mais importantes do controle na produção são:

- assegurar a qualidade do produto acabado ou suas partes;

- Assegurar a qualidade da máteria-prima utilizada para a execução do produto final;

- Estabelecer padrões para a qualidade necessária ao produto;

- Estabelecer um programa para a inspeção. Esse programa deverá responder a três perguntas básicas: Quem inspeciona? Qunado inspecionar? Quanto e onde inspecionar?

Em resumo, pode-se notar que durante o estágio inicial do planejamento, devem ser criados padrões para o processo de produção. Cada máquina operatriz, da material, usado, cada rotina selecionada e cada estágio de produção devem ter padrões estabelecidos para se obter uma boa qualidade final. Quando as operações estão sendo executadas, a empresa deve verificar periodicamente o seu progresso e verificar se os programas estão sendo cumpridos. Finalmente, quando o produto chega à sua fase final, deve ser inspecionado novamente para verificar se está de acordo com os padrões exigidos pelo consumidor.

ENGENHARIA DE PRODUTO

Normalmente o primeiro passo para o planejamento do produto é a pesquisa. Nessa etapa, as atividades são concentradas na concepção do novo produto ou melhoria do produto antigo ou em soluções de problemas de produção em relação ao projeto do produto em execução.

Uma vez que o produto já está na mente, a empresa deve determinar seu valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com