TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de manutenção

Relatório de pesquisa: Funções de manutenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Manutenção são todas as ações necessárias para que um componente, equipamento ou sistema, seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada.

A manutenção tem a função de assegurar que todos os ativos de uma empresa cumpram e continuem cumprindo as funções para as quais foram especificadas.

A gerência da manutenção é a gestão de todos os ativos próprios da empresa, visando a maximização do retorno do investimento nestes ativos.

Manutenção Preventiva

Manutenção preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção não aumenta a confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica

A manutenção PREVENTIVA tem como objetivo a prevenção do equipamento contra a quebra, por meio de uma intervenção no mesmo, com períodos pré-definidos. Estes períodos poderão ser baseados em horas de máquina trabalhada, através de horímetros instalados em máquinas, ou por definição de períodos de tempo semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais. Para ambas as formas, é levado em consideração para determinação da periodicidade, as recomendações dos fabricantes, bem como uma analise no histórico do equipamento, lembrando que este período pode necessitar de uma atualização.

Definição

A manutenção PREVENTIVA é uma forma de intervenção no equipamento antes que este sofra uma quebra e ocasione uma parada de produção, o que acarreta em prejuízos. Mas apesar de evitar estes prejuízos, a manutenção PREVENTIVA torna-se uma manutenção cara, pelo fato de basear as trocas de peças em históricos que não são totalmente confiáveis. Isso acaba por gerar a troca de algumas peças ainda com um elevado percentual de vida útil.

Como Implantar a Manutenção Preventiva: Para uma melhor eficiência com um mínimo de gastos desnecessários, devem-se tomar algumas precauções quanto ao método de realização deste tipo de manutenção:

• Definir os pontos de intervenção Preventivade cada equipamento;

• Definir o período correto de intervenção para manutenção PREVENTIVA de cada equipamento;

• Realizar acompanhamentos diários de vistoria nos equipamentos da planta, objetivando detecção de possíveis problemas;

Onde Aplicamos a Manutenção Preventiva: Deve ser aplicada somente nos pontos onde não é possível o monitoramento por Manutenção Preventiva.

Manutenção Preventiva em Motores Elétricos: Deve ser realizada sempre em horário de intervalo da produção. Pode ser feita internamente ou por terceiros devidamente credenciados pela empresa, a manutenção nos motores pode consistir em:

• Remoção da pintura velha e execução de nova pintura com material especificado pela empresa.

• Desmontagem das tampas dianteiras e traseiras para inspeção dos rolamentos.

• Renivelamento do campo magnético ou substituição da rebobinagem, se necessário.

• Teste de carga e amperagem do motor após as intervenções no mesmo.

• Substituição de peças danificadas como tampas, rolamentos, parafusos, ventoinhas de refrigeração, etc.

Figura 3: Ilustração de Motor elétrico

Manutenção Preventiva em Componentes Elétricos: Deve ser feita fora do horário de trabalho da produção. É feita em componentes elétricos, como botoeiras, fim-de-curso, e outros. Deve-se remover as tampas para realização de inspeção quanto a umidade, poeira, oxidação, mal contato, excesso de graxa, danos mecânicos por acionamentos, etc.

Figura 4: Ilustração de Componentes Elétricos

Manutenção Preventiva em Componentes Mecânicos: Sempre realizar fora do horário de produção. Deve-se seguir o cronograma estabelecido para manutenção. É realizado em todas as máquinas e equipamentos que forem incluídos no plano de preventiva. As máquinas ou equipamentos incluídos nestes planos terão suas folhas de manutenção Preventiva. O equipamento deve ser testado após reparo.

Figura 5: Ilustração de Manutenção Preventiva Mecânicos

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é toda manutenção emergencial, não planejada, realizada após a quebra do equipamento ou parte dele. A perda de produção é inevitável. Este tipo de manutenção é o mais carro que tem, pois fera custos como:

• Custo da própria manutenção;

• Custo operacional;

• Re-processamento de matéria prima;

• Perda da matéria prima;

• Atrasos na produção;

• Qualidade dos produtos

• Descrédito do Departamento de Manutenção junto ao Departamento de Produção.

Figura 6: Ilustração de Manutenção Corretiva

Tipos de Manutenção Corretiva: Podemos ter dois tipos de manutenção corretiva.

• Manutenção Corretiva: É toda manutenção de emergência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com