TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Relatório, Densidade de corrente

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal da Bahia[pic 1]

Campus Salvador

Departamento Acadêmico de Física

Física II

RELATÓRIO DE FÍSICA

DENSIDADE DE CORRENTE E CORRENTE ELÉTRICA

Salvador,

2017

1 – INTRODUÇÃO

2 – OBJETIVOS

  • Desenvolver a noção de corrente elétrica, densidade de corrente e velocidade de deriva a partir do conhecimento do número de elétrons livres em um determinado material e a utilização de medidores de corrente elétrica.

3–MATERIAIS

  • Conjunto de 6 fios de Nicromo com áreas diferentes;
  • Micrômetro;
  • Fonte de corrente/tensão;
  • Multímetros.

  1. - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. - DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL

No experimento foram utilizados fios de Nicromo (20% Níquel e 80% Cromo) com diferentes áreas, com a finalidade de determinar a densidade de corrente em cada um dos fios, aplicando uma tensão constante.

Por isso, determinamos um valor médio para o diâmetro de cada fio com o auxílio do micrômetro e então calculamos suas áreas. Ligamos o multímetro, ajustado como voltímetro, à fonte de tensão, sendo que a mesma estava ajustada para uma tensão de 1,0V, aproximadamente.

Esta fonte estava ligada a um fio por vez, para que passasse corrente elétrica por eles. Também ligamos outro multímetro, configurado como amperímetro, com a finalidade de medir a corrente elétrica que estava passando em cada fio. A medição foi realizada para 3 fios de diferentes diâmetros.

  1. – RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os valores e a média entre eles, com seus respectivos erros, dos diâmetros e das áreas dos fios estão expressos na Tabela 1.

Tabela 1

A partir dos valores encontrados de corrente e área, podemos calcular a densidade de corrente de cada fio, o que está contido na Tabela 2.

Tabela 2

Podemos perceber que para materiais diferentes de mesma área, teremos densidades de corrente diferentes. Logo, para manter o mesmo valor de densidade de corrente para dois fios de mesmo material e áreas diferentes, deveríamos encontrar um valor de corrente diferente. Diante disso, podemos perceber que obtemos valores de densidade de corrente diferentes para os fios, logo podemos afirmar que os fios tem composições diferentes. Ou seja, teoricamente os fios de Nicromo são formados por 20%Ni-80%Cromo, nestes casos devem haver variações nas porcentagens dos elementos.

A partir da densidade de cada fio, e sabendo a concentração de elétrons livres e a carga fundamental do elétron, podemos calcular o valor de deriva dos elétrons. Por exemplo, caso o fio fosse totalmente composto de Cobre, nós teríamos que

 

7 – CONCLUSÃO

ada, ou seja, o feixe de luz azul ada ev idencia um a descarga elétrica. Descobriu -se,

tam bém,  o propósito do gerador de Van de Graaff, que é produzir dif erença de potencial com  

altíssima voltagem , para fins didáticos.


8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com