TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS POSSÍVEIS CAUSAS DE ASSOREAMENTO NO RIO DO MUNICÍPIO DE CORRENTE-PIAUÍ

Por:   •  19/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

POSSÍVEIS CAUSAS DE ASSOREAMENTO NO RIO DO MUNICÍPIO DE CORRENTRE-PIAUÍ

Autor: Hermes Vilarindo Soares

Professora: Karine dos Santos Dias

[pic 2]

RESUMO: É bastante visível a falta de conhecimento e consciência de boa parte da população urbana e da zona rural que vive nas proximidades das margens do Rio Corrente, em relação a remoção das matas ciliares que ali se encontram. Bastante gente relata que por falta de orientação dos órgãos competentes acabam destruindo essas matas para fazer plantio de hortaliças ás margens do rio. (APRESENTAÇÃO). Neste, iremos aferir as possíveis causas que podem advir a ocorrer o assoreamento do rio. (OBJETIVO GERAL), para isto tentaremos identificar e mostrar as suas possíveis causas e em seguida métodos pra uma possível solução.

Palavras-chave: Degradação, Recuperação, Matas Ciliares.

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Um fator muito importante que ajuda e contribui para que aumente a poluição dos rios seguido de contaminação também das águas potáveis, está referente a população e sua grande ocupação de espaços físicos, tanto rurais quantos urbanos. Essa população aumenta sem um devido planejamento, com o intuito apenas de visar o equilíbrio do meio ambiente com sua reutilização.

Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo, entulho ou outros materiais. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hidrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas. Portanto, entende-se que a deterioração das margens está adjunta ao desmatamento ciliar, ou seja, o mau uso do solo e a exploração dos recursos ambientais estão intimamente relacionados aos problemas no meio ambiente. Desse modo, a remoção da vegetação nas costas energiza a erosão do solo, colaborando com o assoreamento dos rios. [7]

Recursos Hídricos em Corrente

Segundo o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651) “considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente excluído os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular.” Assim ninguém pode desmatar as encostas de lagos, lagoas, riachos, rios ou nascentes, pois a degradação dessas áreas impacta diretamente nas condições hidrográficas.

Motivação

O grande interesse pela investigação do tema, foi causado pelo simples fato de existir uma grande quantidade de trechos com pequenas características de assoreamento as margens do Rio Corrente. Com o intuito de quem sabe poder ajudar a combater esse processo que causa estragos pra população, serão abordadas as possíveis causas deste.

DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Assoreamento é o processo em que cursos d'água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margens dos rios, as bem conhecidas, matas ciliares. (PENA, 2017).

O termo “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos, como são os cílios para nossos olhos. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária (VENÂNCIO, 2007).

De acordo com Ceconi, (2010, p. 21), “vegetação ciliar, ripária ou ripícola é aquela que margeia os corpos d’água, como rios, riachos e lagoas, tendo comumente porte arbóreo ou arbustivo em ambientes não perturbados.” A autora ressalta que a Legislação Ambiental Brasileira estabelece normas rígidas sobre as áreas de vegetações que margeiam os corpos d’água.

O Rio Corrente e sua importância para o Município

O Rio Corrente nasce ao pé da serra da chapada das Mangabeiras, situado a 20 km da cidade, sentido localidade Vereda da Porta no município de Corrente. Com muitos afluentes ainda bem vivos, o rio corta a nossa cidade e a 39 km, se junta ao Rio Paraim na localidade Barra do Rio no município de Corrente Piauí. De suma e grande importância para a cidade, o rio hoje, é a principal fonte de consumo de água na zona urbana e também na zona rural do município sendo muito influente e vital no plantio de hortaliças e na pecuária.

É pretendido através deste, mostrar as possíveis causas e consequências que podem advir a acontecer o assoreamento dos rios.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Identificar as possíveis causas de assoreamento do rio no município de Corrente.

Objetivos Específicos:

  • Conscientizar a população urbana e rural a preservarás margens do Rio;
  • Mostrar que com a remoção das matas ciliares, podemos ao longo dos anos perder nosso rio.
  • Incentivar moradores a fazer plantio de plantas frutíferas a beira rio, a fim de evitar erosões.

METODOLOGIA

Essa investigação utilizará como ferramenta de pesquisas bibliográficas e visita a moradores das margens do rio cidade. De início para nossa investigação, mostraremos as possíveis consequências causadas pelo assoreamento dos rios e posteriormente sua possíveis causas.

As consequências por sua vez do assoreamento, são sentidos pelos moradores das margens do rio e também por toda a sociedade Correntina. Com isso, são perceptíveis alguns bancos de areia provenientes formados pela velocidade da água, da sua vazão. Pode-se também ser encontrados obstáculos pela água do rio, desviando-se, e com enorme possibilidade de alcançar ou atingir locais onde não existiam cursos de água anteriormente, como ruas e algumas casas provocando enchentes na cidade.[3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (478.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com