TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Setembro Orientações Atividade Assíncrona

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Campus Sertãozinho[pic 1]

Engenharia Mecânica

Física 3

Atividade Assíncrona – Tema: Eletrostática (Individual)

Entrega: 19/07/2021 às 23 h 55 min

Nome do (a) estudante:

  1. Abra o simulador através do link https://phet.colorado.edu/sims/html/charges-and-fields/latest/charges-and-fields_pt_BR.html .
  1. Selecionar as opções “Campo elétrico”, “tensão”, “valores” e “grade” no canto superior direito.
  1. Insira uma carga positiva (+1 nC) no centro da tela. Observe o campo criado por esta carga.
  1. Coloque um sensor (disponível na caixa na parte inferior da tela) a 0,5 m da carga e anote o valor do campo elétrico.
  1. Repita o passo 4 para as distâncias 1,0 m; 1,5 m; 2,0 m e 3,0 m. Qual a relação entre a intensidade do campo elétrico e a distância?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Agora, arraste o medidor de tensão (que se encontra no canto inferior direito) para perto da carga. Escolha 5 pontos ao redor da carga. Em cada um destes pontos, clique no “símbolo lápis” que aparece no medidor e anote o valor do potencial. O que essas circunferências representam?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quais superfícies têm maior potencial? As mais próximas ou as mais distantes da carga? _______________________________________________________.

  1. Faça um desenho a mão mostrando o campo elétrico e as superfícies equipotenciais para uma carga positiva (3 superfícies são o suficiente). Obs.: Faça o desenho em seu caderno e depois envie junto com esse relatório.
  1. Escolha um valor de carga + Q e coloque na tela. Depois determine o potencial elétrico gerado por essa carga a uma distância X m da carga. Escolha um valor de X para o seu cálculo. Valores de X: 1,8 m; 2,5 m; 3,1 m; 3,9 m; 4,2 m; 5,3 m.

Obs.: O simulador só permite que seja adicionado múltiplos de + 1 nC a cada vez. Assim para colocar, por exemplo, + 4 nC você precisa empilhar 4 cargas de + 1 nC na tela.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Clique no botão laranja no canto inferior direito para limpar tudo. Agora insira uma carga negativa. Selecione as opções “tensão”, “valores” e “grade” no canto superior direito. Repita os passos 6 e 8.

  1. Os potenciais são positivos ou negativos? ___________________________
  1. Clique novamente no botão laranja no canto inferior direito para limpar tudo. Em seguida, insira uma carga positiva e uma negativa lado a lado. Selecione novamente as opções “tensão”, “valores” e “grade”. Repita o passo 6 tomando o cuidado de traçar superfícies de ambos os lados do simulador, e não apenas do lado da carga positiva ou do lado da carga negativa.
  1. Faça um desenho a mão mostrando o campo elétrico e as superfícies equipotenciais para as duas cargas de sinais opostos (6 superfícies são o suficiente). Obs.: Faça o desenho em seu caderno e depois envie junto com esse relatório.
  1. Clique no botão laranja no canto inferior direito para limpar tudo. Insira novamente uma carga positiva e uma negativa e tente traçar uma superfície de potencial igual a 0 V. Como é esta superfície? Faça um desenho dela. Obs.: Faça o desenho em seu caderno e depois envie junto com esse relatório.
  1. Clique novamente no botão laranja no canto inferior direito para limpar tudo. Agora, insira duas cargas positivas lado a lado. Repita o passo 6 tomando o cuidado de traçar superfícies de ambos os lados do simulador, e não apenas do lado de uma ou da outra carga. Faça um desenho mostrando o campo elétrico e as superfícies equipotenciais para duas cargas de mesmo sinal (5 superfícies são o suficiente). Obs.: Faça o desenho em seu caderno e depois envie junto com esse relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com