TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física Termodinamica

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS – UNIFESO.

Física – II  -  AT 03  - Termodinâmica – Temperatura e Calor Quantidade de calor e capacidade Térmica.  

Curso: Engenharia de Produção/ Engenharia Ambiental e Sanitária     Data: 26/02/2016

Nome do aluno(a): _________________________________________.Matrícula:______________________

1 - Um sistema é constituído por uma pequena esfera metálica e pela água contida em um reservatório. Na tabela, estão apresentados dados das partes do sistema, antes de a esfera ser inteiramente submersa na água.

Partes do sistema

Temperatura inicial (°C)

Capacidade

térmica

(cal/°C)

esfera

metálica

50

2

água do

reservatório

30

2000

A temperatura final da esfera, em graus Celsius, após o equilíbrio térmico com a água do reservatório, é cerca de:

a) 20            b) 30              c) 40                  d) 50  

 

2. Um termômetro digital, localizado em uma praça da Inglaterra, marca a temperatura de [pic 1] Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a

a) –5 °C                  b) –10 °C                     c) –12 °C               d) –27 °C             e) –39 °C  

 

3. Dois termômetros idênticos, cuja substância termométrica é o álcool etílico, um deles graduado na escala Celsius e o outro graduado na escala Fahrenheit, estão sendo usados simultaneamente por um aluno para medir a temperatura de um mesmo sistema físico no laboratório de sua escola.

Nessas condições, pode-se afirmar corretamente que

a) os dois termômetros nunca registrarão valores numéricos iguais.  

b) a unidade de medida do termômetro graduado na escala Celsius é 1,8 vezes maior que a da escala Fahrenheit.  

c) a altura da coluna líquida será igual nos dois termômetros, porém com valores numéricos sempre diferentes.  

d) a altura da coluna líquida será diferente nos dois termômetros.  

 

4. (Unicamp 2013) A boa ventilação em ambientes fechados é um fator importante para o conforto térmico em regiões de clima quente. Uma chaminé solar pode ser usada para aumentar a ventilação de um edifício. Ela faz uso da energia solar para aquecer o ar de sua parte superior, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, aspirando assim o ar dos ambientes e substituindo-o por ar vindo do exterior.

a) A intensidade da radiação solar absorvida por uma placa usada para aquecer o ar é igual a 400 W/m2. A energia absorvida durante 1,0 min por uma placa de 2 m2 é usada para aquecer 6,0 kg de ar. O calor específico do ar é [pic 2] Qual é a variação de temperatura do ar nesse período?

b) A densidade do ar a 290 K é [pic 3] Adotando-se um número fixo de moles de ar mantido a pressão constante, calcule a sua densidade para a temperatura de 300 K. Considere o ar como um gás ideal.


5. (Uerj 2013)  Considere duas amostras, X e Y, de materiais distintos, sendo a massa de X igual a quatro vezes a massa de Y.

As amostras foram colocadas em um calorímetro e, após o sistema atingir o equilíbrio térmico, determinou-se que a capacidade térmica de X corresponde ao dobro da capacidade térmica de Y.

Admita que [pic 4] e [pic 5] sejam os calores específicos, respectivamente, de X e Y.

A razão [pic 6]é dada por:

a) [pic 7]                 b) [pic 8]                      c) 1                     d) 2  

 

6. (Enad - 2012)Um líquido é aquecido através de uma fonte térmica que provê 50,0 cal por minuto. Observa-se que 200 g deste líquido se aquecem de 20,0 °C em 20,0 min.

Qual é o calor específico do líquido, medido em cal/(g °C)?

a) 0,0125          b) 0,25                    c) 5,0                  d) 2,5                e) 4,0  

 

7.  Uma bomba calorimétrica, usada para determinar o poder calorífico de combustíveis, é composta de uma câmara de combustão imersa em um tanque de paredes adiabáticas contendo 800 litros de água, conforme ilustrado na figura a seguir.

[pic 9]  [pic 10]

8. Três cubos de gelo de 10,0 g, todos eles a 0,0 °C, são colocados dentro de um copo vazio e expostos ao sol até derreterem completamente, ainda a 0,0 °C.

Calcule a quantidade total de calor requerida para isto ocorrer, em calorias.

Considere o calor latente de fusão do gelo LF = 80 cal/g

a) 3,7[pic 11]10–1                 b) 2,7[pic 12]101                c) 1,1[pic 13]102                 d) 8,0[pic 14]102                   e) 2,4[pic 15]103  

 

9. A liofilização é um processo de desidratação de alimentos que, além de evitar que seus nutrientes saiam junto com a água, diminui bastante sua massa e seu volume, facilitando o armazenamento e o transporte. Alimentos liofilizados também têm seus prazos de validade aumentados, sem perder características como aroma e sabor. [pic 16]

[pic 17]


Continua na página seguinte

O gráfico mostra parte do diagrama de fases da água e cinco processos de mudança de fase, representados pelas setas numeradas de 1 a 5.

[pic 18][pic 19]

10. O cooler, encontrado em computadores e em aparelhos eletroeletrônicos, é responsável pelo resfriamento do microprocessador e de outros componentes. Ele contém um ventilador que faz circular ar entre placas difusoras de calor. No caso de computadores, as placas difusoras ficam em contato direto com o processador, conforme a figura a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (717.2 Kb)   docx (220.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com