TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GANHADOR DE PREMIO NOBEL

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.587 Palavras (27 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 27

GANHADOR DE PREMIO NOBEL

Guglielmo Marconi

BIOGRAFIA

Guglielmo Marconi ou traduzido para o português, Guilherme Marconi (Bologna, 1874 - Roma, 1937), foi um físico italiano e inventor do rádio ou telégrafo sem fio. Filho de pai italiano e mãe irlandesa, estudou na Leghorn e mais tarde nas Universidades de Bolonha e Florença, o que o encaminhou para os experimentos com ondas.

Em 1894 ele começou a investigar a transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas na casa de seu pai, em Bolonha, aumentando gradualmente a distância entre transmissor e receptor de 30 cm a centenas de metros.

[pic 1]

Em 1895, ele descobriu que a colocação de um gerador de faísca Hertz em cima de uma vara, o alcance de recepção aumentaria para vários quilômetros. Ele construiu um pequeno dispositivo, cuja variação foi de 2,5 km, que consistia de um transmissor, um gerador de faísca Hertz, com base no efeito descoberto pelo engenheiro francês Édouard Branly, em 1890. Recebendo pouco interesse, seu dispositivo acordou as autoridades italianas. Marconi escolheu ir para o Reino Unido. Ele recebeu o apoio do Londres Post Office engenheiro-chefe, e em julho de 1896, após uma série de melhorias, patenteou a invenção, o que causou um rebuliço na comunidade científica da época.

A descoberta do rádio não está mais envolvida em alguma controvérsia. Físico russo Popov apresentou no mesmo ano, antes de uma audiência considerável de cientistas da Universidade de São Petersburgo, uma onda receptora muito semelhante a de Marconi, que ele usou para gravar trovoadas. A demonstração foi realizada dias antes de Marconi patentear o seu aparelho, e, sendo assim, os russos acabaram reivindicando a paternidade da invenção. 

Naquele mesmo ano, ele se juntou com seu primo, o engenheiro Jameson Davis, e fundou a empresa Telégrafo sem fio e Signal Company, Ltd., inicialmente destinada à divulgar o dispositivo e obter apoio financeiro, com o qual seria realizado testes e melhorias no seu desempenho. Mais tarde, os objetivos da empresa revertem para a exploração comercial do rádio, e o nome dela foi transformada em torno de 1900, na Wireless Telegraph Company de Marconi, Ltd.

Marconi e Davis foram gradualmente aumentando o escopo de geradores de emissões faíscas montando em balões e fazendo melhorias no design da antena, até que, em 1899, conseguiu atravessar os dezesseis quilômetros das Ilhas Britânicas do continente. Um ano mais tarde, uma estação montada em um navio da marinha britânica foi capaz de entrar em contato com uma estação terrestre a 121 km.

A versão final deste sistema de comunicação foi o equipamento de dois americanos, com intuito de transmitir os resultados de uma corrida para jornais de Nova York, fato que deu publicidade considerável para Marconi.

Em 1901 ele fez uma comunicação entre St. John e Poldhu Cornwall, através do Atlântico, o que surpreendeu novamente o mundo científico. Em experiências subsequentes, Marconi mostrou que o alcance de transmissão era maior durante a noite do que durante o dia, criado para mostrar que as ondas de rádio refletida fora das camadas superiores da atmosfera: a incidência da radiação solar ionizava estas camadas, que absorviam melhor as ondas de rádio.

Em 1909, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física “ex aequo” com Karl Ferdinand Braun, sendo este por seu trabalho com o retificador de tubo de raios catódicos. Em 1910 ele conseguiu um alcance de 6.000 milhas náuticas (11.000 km) entre um navio a costa. Um ano depois, inaugura uma estação de rádio em Coltano.

A próxima descoberta de Marconi foi o uso de comprimentos de onda de onda curta, que se reflete muito melhor na ionosfera e permite reduzir consideravelmente a central de energia sem perda de alcance. O uso da comunicação de ondas curtas permitiu a Inglaterra para as colônias, particularmente a África do Sul, Austrália e Índia.

Em 1914 foi eleito senador em seu país, e em 1919, foi nomeado Plenipotenciário da Itália nas negociações de paz em Paris, que terminou na Primeira Guerra Mundial, uma posição com a qual ele conseguiu fazer a paz com a Áustria e Bulgária. Foi nomeado marquês em 1929, e um ano mais tarde, presidente da Academia Real da Itália. Morreu de um ataque cardíaco depois de uma visita ao papa Pío XI. 

PRINCIPAIS IDEIAS E TEORIAS

Oficinas mecânicas no quintal, laboratórios no sótão, experiências financiadas por parentes e amigos. Durante os primeiros 150 anos da Revolução Industrial - entre 1760 e as primeiras décadas deste século -, as invenções brotavam espetacularmente desse cenário romântico.

Guilherme Marconi, inventor do telégrafo sem fio, foi talvez o último dos inventores individuais que marcaram essa fase da civilização. Concentrado no objetivo exclusivo da transmissão radiofônica, Marconi venceu as objeções científicas de seu tempo, superou o ceticismo míope do governo italiano e as tremendas dificuldades materiais para vencer ainda jovem.

Como tantos outros grandes cientistas, Marconi teve de enfrentar muito cedo a discrepância entre seus interesses espontâneos e os métodos convencionais de ensino. As lições da escola eram para ele um aborrecimento intolerável.

Com seus vinte anos, Marconi já tinha definido para si um objetivo de estudo e um programa de vida: desenvolver as descobertas de Hertz, publicadas sete anos antes, para encontrar um processo de telegrafia sem fio.

Nessa época, o telégrafo já era mais que uma invenção vitoriosa: era um empreendimento de grandes proporções econômicas e de vasto alcance militar. Todas as maiores cidades se achavam interligadas pelo telégrafo, inclusive através do Atlântico. O telefone também já havia sido inventado a aproximadamente 20 anos.

O mundo ainda não estava refeito da introdução dessas maravilhas. Mas, para Marconi, elas apresentavam intoleráveis imperfeições. Os cabos de cobre eram caríssimos e sujeitos a furto (como até hoje) nas regiões desabitadas que atravessavam. Além disso, as estações de recepção e de transmissão de telégrafo e de telefone tinham de ser obrigatoriamente fixas, prisioneiras da teia dos fios de cobre. Marconi sonhava com a telegrafia e a telefonia através do espaço (sem fio). Mas sonhava com os pés no chão, como tantos outros pesquisadores. Em parte, os inconvenientes da telegrafia convencional já haviam sido superados pelo telégrafo óptico. Espelhos e faróis especiais eram equipamento comum de exércitos e de armadas, para comunicações em código Morse, a curta distância. E Marconi partia dessa mesma ideia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (630.2 Kb)   docx (344.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com