TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERAÇÃO DOS COMPUTADORES

Artigos Científicos: GERAÇÃO DOS COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  1.565 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO TECNOLÓGICO FREDERICO JORGE LOGEMANN

EDVIGES SCHIMT

VALTER FOCKINK

VANDERLEI FISCHBORN

GERAÇÕES DE COMPUTADORES

Horizontina

2011

EDVIGES SCHIMT

VALTER FOCKINK

VANDERLEI FISCHBORN

GERAÇÕES DE COMPUTADORES

Elaboração do Trabalho de Pesquisa

Para aprovação no componente curricular de Técnicas Básicas de Informática

Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann

Curso Técnico em Mecânica

Professora: Esp. Adriana Weber

Horizontina

2011

INTRODUÇÃO

A informática é uma ciência que passou a ser tratada como tal há poucos anos; a ela está associada uma série de fatos e descobertas anteriores que serviram para que hoje em dia seja uma das ciências à qual o homem está dedicando maior atenção e atribuindo maior importância.Os saltos tecnológicos ocorridos implicaram numa classificação dos computadores em gerações.

.

Evolução Histórica

A informática é uma ciência que passou a ser tratada como tal há poucos anos; a ela está associada uma série de fatos e descobertas anteriores que serviram para que hoje em dia seja uma das ciências à qual o homem está dedicando maior atenção e atribuindo maior importância.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

GERAÇÃO DE COMPUTADORES 4

A Primeira Geração (1940-1952) 4

A Segunda Geração (1952-1964): 4

Terceira Geração (1964-1971): 5

Quarta Geração (1971-1981): 6

Quinta Geração (1981-2000): 7

Sexta Geração (2000 até os dias atuais): 7

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

Gerações de Computadores

Os saltos tecnológicos ocorridos implicaram numa classificação dos computadores em gerações:

1ª Geração (1940-1952): é constituída por todos os computadores construídos à base de válvulas a vácuo e cuja aplicação fundamental se deu nos campos científico e militares.utilizavam como linguagem de programação a linguagem da máquina e como única memória para armazenar informação os cartões perfurados e as linhas de retardo de mercúrio.

2ª Geração (1952-1964): A substituição da válvula pelo transistor deu início à chamada segunda geração de computadores. As máquinas ganharam mais confiabilidade e potência,com redução de tamanho e consumo. Começaram a ser utilizadas linguagens de programação mais evoluídas, como as linguagens de montagem (assembly) e algumas das chamadas de alto nível (COBOL, ALGOL e FORTRAN).

3ª Geração (1964-1971): Nesta geração o elemento mais significativo é o circuito integrado surgido em 1964 e que consiste no encapsulamento de uma grande quantidade de componentes discretos (resistências, condensadores, diodos e transitores). A miniaturização se estende a todos os circuitos do computador, aparecendo os microprocessadores. Passaram a se utilizar as memórias de semicondutores e os discos magnéticos.

4ª Geração (1971-1981): em 1971 aparece o microprocessador, que consiste na inclusão de toda CPU de um computador num único circuito integrado. A tecnologia utilizada é a LSI, é o início da utilização do disquete como unidade de armazenamento.

5ª Geração (1981---**): em 1981 os principais países produtores de novas tecnologias anunciaram uma nova geração cujas principais características são de :

• Componentes com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com