TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE RISCO

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Programa de Pós-graduação - WPós

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho

Turma: Dezembro de 2014

Disciplina: Gerência de Risco

Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira

Aluno (Nome completo): Jacqueline da Silva Moleiro

Atividade: Unidade 3 – Atividade 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Primeiro vamos conceituar o risco de acordo com a ISO 31000, que diz que Risco é tudo aquilo que gera incerteza e impacto dentro dos objetivos de uma organização. Todas as organizações estão sujeitas a influencias e fatores externos e internos, que podem ser esses políticos, sociais, econômicos, técnicos e etc. Esses fatores podem trazer consigo a incerteza ou a ajuda necessária para alcançar os objetivos estabelecidos, e podemos definir essas influencias como as causas. Esse efeito tem o nome de “Risco”.  O correto é dizer que não existem riscos positivos ou negativos, são as conseqüências dos riscos que tendem a serem positivas ou negativas. As oportunidades são os fatores que nos levam aos ganhos, já as ameaças são aqueles fatores que como conseqüência temos danos e perdas.

Tudo está relacionado à ocorrência de um “Evento”, onde analisamos a probabilidade desse evento ocorrer, ou seja, qual a possibilidade de algo falhar dentro do sistema avaliado. Também deve-se avaliar o nível da severidade do dano que pode ser causado, se o evento ocorrer. Não esquecendo que podemos calcular também o tamanho do ganho, em caso de uma conseqüência positiva.

Avaliando todo o diagrama conseguimos chegar ao nível de Risco que é "magnitude de um risco, expressa em termos da combinação das conseqüências e de suas probabilidades". Com o nível de Risco identificado, sabemos que todas as informações foram levantadas e avaliadas apropriadamente, o que torna possível a tomada de decisão, e essa feita sob o respaldo em estudos eficazes e não apenas em impressões individuais das pessoas envolvidas. O que torna a aplicação do  Diagrama Conceitual do Risco algo crucial na gestão dos objetivos de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com