TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galvanoplastia

Dissertações: Galvanoplastia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

1-TÍTULO: Galvanoplastia – experimento 2 – realizado dia 31/08/2013

2. OBJETIVO: Transformar cobre em “ouro”.

3. RESUMO: A experiência consiste na transformação de cobre em “ouro”, mas o que realmente acontece é a formação do latão que é uma liga entre o cobre e o zinco.

Utilizou-se moedas de cinco centavos e 2g de pó de zinco, coberto por 240g/L de NaOH, e aqueceu-se há aproximadamente 90°. Foram feitas três tentativas. Na primeira, a moeda não foi bem limpa, não atingindo o tom de dourado esperado. Na segunda tentativa a moeda ficou muito tempo no processo de queima e novamente ela não atingiu a cor esperada, já na ultima tentativa conseguiu-se alcançar o tom de dourado esperado, já que a limpeza, o tempo na solução e a queima foram bem sucedidos.

4. INTRODUÇÃO: A galvanoplastia é um processo que consiste em revestir metais por outros mais nobres. O procedimento nada mais é do que um tipo de tratamento de superfície, com finalidade estética. Mas também para proteger metais contra a corrosão, melhorar sua condutividade, aglutinar partículas não condutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito e a temperatura, e para melhorar a dureza superficial. Também é chamada de eletroformação e pode ser divida em quatro diferentes processos: douração, cromagem, prateação ou zincagem.

5. MATERIAIS E MÉTODOS:

5.1) Materiais Utilizados:

1) Uma cápsula de porcelana.

2) Uma placa de cobre, ou fio, ou moeda de 5 centavos de real.

3) Pinça metálica.

4) Tela de amianto e tripé.

5) Palha de aço.

5.2) Reagentes Utilizados:

1) NaOH 240 g/L.

2) Zinco metálico em pó.

3) Água destilada.

5.3) Procedimento Experimental:

Colocou-se cerca de 2g de zinco em pó em uma cápsula de porcelana resistente ao calor. Recobriu-se o zinco com solução diluída de hidróxido de sódio (240g/L de NaOH) aproximadamente 30mL. Esquentou-se a cápsula de porcelana sobre a tela de amianto cuidadosamente até que a solução quase entrasse em ebulição (aproximadamente 90° C). Tomando um cuidado especial, pois a solução é extremamente corrosiva. Enquanto a solução de NaOH e zinco aquecia, limpou-se a moeda de cobre com uma palha de aço e lavou-se com água destilada tomando o cuidado de não encostar os dedos na peça limpa. Usando uma pinça metálica, mergulhou-se a moeda de cobre na solução cáustica aquecida, desligando a chama do gás para mergulhá-la. Deixou-se a moeda na cápsula por 4 minutos. Ela ficou recoberta com uma camada prateada bem definida e homogênea. Retirou-se a peça de cobre “zincada” utilizando a pinça, molhou-se com água, e secou-se cuidadosamente com papel toalha, sem esfregá-la. Retirou-se cuidadosamente qualquer sobra ou partícula de zinco aderida nela. Utilizou-se a pinça novamente, colocou-se a moeda “zincada” na chama do bico de Bunsen, aquecendo os dois lados alternadamente por alguns instantes. Quando a moeda ficou dourada e brilhante, com a "cor de ouro", removeu-se do fogo, lavou-se com água e secou-se novamente com um papel toalha, finalizando o procedimento da galvanoplastia.

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizado no dia trinta e um de agosto a pratica sobre galvanoplastia, no laboratório de química, onde utilizamos uma moeda de 5 centavos para por em prática os conhecimentos teóricos sobre o assunto. A peça escolhida, foi polida, limpa com água destilada (sem sais minerais para evitar a oxidação) e colocada em uma solução de Hidróxido de sódio e zinco, à 90º Celsius, por 4 minutos; Após retirada a peça da solução, ela foi limpa novamente e aquecida sobre a chama do bico de bunsen até o resultado desejado. Dentre "n" outras peças que poderiam ser escolhidas para o experimento, foi escolhida a moeda de 5 centavos por causa das porcentagens de cobre presente em sua liga metálica, o que facilitava o depósito de zinco sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com