TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - GALVANOPLASTIA .

Por:   •  4/4/2015  •  Monografia  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO TCC

Tem sido muito comum em vários setores da industria a utilização dos processos galvânicos destinados não só a dar preeminência estética e alterar características físicas como também prolongar a vida útil do produto, protegendo-o contra corrosão. Esse processo é feito com a utilização de alguns metais protetores como, zinco, cromo, estanho, etc. O conceito básico deste processo é através de forma oxidante fixar por meio eletro-depositado um metal na peça. Por apresentar primazia tanto econômicas como operacional o processo de eletro-deposição tem sido de suma importância na consecução de revestimentos metálicos. Esse processo é mergulhar em uma solução eletrolítica o metal base, onde terá a finalidade de funcionar como espécie de um catodo, onde o metal a ser eletro-depositado funcionará como anodo. Sendo indiscutível e disparada mente considerada uma das mais responsável em agredir o nosso meio ambiente e causadora de doenças provenientes de seus tóxicos componentes nos mais diversos setores da indústrias, a galvanoplastia por ter em seus processos químicos e eletrolíticos a eminente existência de metais pesados, pode lesionar em órgãos do sistema cardiovasculares alterações por conseqüência do seu efeito acumulativo. Portanto tratar do assunto baseado nos fatos gerados através dos poluentes da industria galvânica é de total e indispensável responsabilidade seja qual for o volume de descarte.  

GALVANOPLASTIA

Conhecido por ter a finalidade de proteger os objetos metálicos, o processo de zincagem é portanto o processo mais antigo e utilizado. É o similar aos de outros materiais, porém o zinco exigi uma temperatura de fusão próximo dos 419 ºC, para tanto seu substrato deverá apresentar uma temperatura superior a 430 ºC podendo chegar a 460 ºC proporcionando uma reação acelerada entre o ferro e o zinco. Esse processo então passou a ser conhecido como a Galvanoplastia a quente ou Galvanoplastia a fogo, patenteada em 1837 pelo então engenheiro Sorel ,mais descoberta muito antes disso, em 1741 pelo então químico francês Melouin. Porém as descobertas através de escavações arqueológicas da galvanoplastia se tem mediante a utensílios e objetos encontrados que evidenciam revestimentos de metais desde 1.000 a.C.Descobertas que nos provam que desde a época do Império Romano objetos e peças eram recobertas com metais preciosos afim de não só atribuir beleza e alteração física  como proteção ao longo do tempo, levando-nos a acreditar que o então processo da galvanoplastia era utilizado desde a antiguidade e que é uma atividade de importância maior para o desenvolvimento tecnológico industrial, e sócio econômico também para outros processos.  Luigi Galvani(1737-1798), anatomista e médico italiano, tem atribuído a si a denominação deste processo(galvanoplastia) por associação de seu nome de família. Ficou conhecido por seus  experimentos nas regiões da musculatura da coxa de cobaias como rãs com aplicação de diversos metais, onde sem atribuir corrente elétrica alguma, observava que as contrações por si só geravam eletricidade, eletricidade essa, que as mesmas de equipamentos e fenômenos naturais como raios.

Na tentativa de provar que não de um tecido animal, mais sim de um contato de diferentes metais em úmida superfície, se pudesse gerar a tal eletricidade, o então físico italiano Alessandro Volta(1745-1827), repete os experimentos feitos por Galvani. O físico Alessandro Volta conclui então que a eletricidade observada por Galvani é proveniente de distintos metais em contato com o tecido muscular do experimento quando esse uma vez umedecido. Através do feito, portanto, Alessandro Volta tem a idéia de ao amontoar uma porção de discos de cobre e zinco separados entre si com papéis e papelões umedecidos com uma solução salina, e cercando o circuito com um arame de cobre fazer nascer então a eletricidade que corre através da pilha formada, obtendo assim o que conhecemos como a pilha galvânica ou pilha voltaica. E embora fosse um elemento inicial pouco desenvolvido, a invenção trouxe interessantes descobertas para o setor eletroquímico, sendo uma delas a eletrodeposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com