TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GALVANOPLASTIA ELETROLITICA POR PONTE ROLANTE.

Por:   •  19/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ENIAC

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

AMANDA CRISTINA DA SILVA CRUZ - 226352012

 RAFAEL RAMOS FRAGA - 238212014

ROBERTO BARBOSA - 205992012

        GALVANOPLASTIA ELETROLITICA POR PONTE ROLANTE.

Guarulhos

2015

GALVANOPLASTIA ELETROLITICA POR PONTE ROLANTE.

Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado à Faculdade Eniac, para o curso de Engenharia Mecatrônica.

Orientador: Prof. M.e Luciano Galdino

Guarulhos

2015

RESUMO

Nos dias atuais, a galvanoplastia é indispensável na indústria. Com esse tratamento, diferentes tipos de metais podem ser tratados, o que proporciona uma resistência maior à corrosão, uma melhora nas propriedades físicas e mecânicas, resistência à abrasão, alterar dimensões, melhorar o acabamento e recuperar peças que sofreram desgastes.

Porém, o processo de galvanização gera graves problemas de poluição, devido aos resíduos de metais pesados e dissolvidos, e os componentes químicos. Tratar esses poluentes é essencial, pois, podem causar alterações no sistema cardiovascular, lesões no córtex, na capa granular, perda dos movimentos, entre outros.


SUMÁRIO

1.        Introdução        

2.        galvanoplastia eletrolítica        

2.1.        Processo de tratamento superficial        

3.        MECANISMO DE LOCOMOÇÃO        

4.        LAYOUT        

5.        LEGISLAÇÃO SOBRE O TRATAMENTO DE EFLUENTES        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. Introdução

O aumento no setor industrial, fez com que ocorresse um grande volume de resíduos, que se não forem tratados da maneira ideal causam sérias contaminações ambiental e graves problemas de saúde.

Na indústria de galvanoplastia são gerados efluentes contendo metais pesados como o cromo, zinco, cádmio, cobre, níquel e chumbo. Em seu processo de eletrodisposição é utilizado uma variedade de soluções metálicas e um grande volume de água utilizada para a lavagem, portanto, o processo de galvanoplastia manual se torna perigoso para o operador.

A automatização do processo de galvanoplastia se torna essencial, pois assim, o risco de contaminações pelos efluentes e perda de água é reduzido. É fundamental também para a saúde dos trabalhadores, por causa do contato com os componentes químicos.




  1. galvanoplastia eletrolítica

É um processo que utiliza corrente elétrica, por isso é chamado de eletrólise. Consiste em revestir superficies de peças metálicas com metais mais nobres. Esse processo protege o a peça da corrosão e envolve também o acabamento estético e decorativo. Com esse processo é possivel revestir peças metálicas, poliméricas e cerâmicas. O processo de galvanoplastia tem as seguintes fases: polimento, desengraxe quimico, desengraxe eletrolitico, decapagem e ativação e neutralização.

A galvanização surgiu da descoberta de Luigi Galvani, e consiste em aplicar uma camada de zinco a um metal, para assim protege-lo da corrosão.

Existem vários tipos de galvanização: a frio, a fogo e eletrolitica. A mais antiga e eficaz é a por zincagem por imersão a quente ou galvanização a fogo. O objetivo é impedir o contato do material base com o meio corrosivo.

A galvanoplastia eletrolitica é feita através da eletrolise aquosa de um sal do metal a ser depositado sobre a peça metálica. [pic 1]

Figura 1 - Eletrólise aquosa. Fonte: (Alhanati, Lucien Silvano 2012)

[pic 2]


Processo de tratamento superficial

O tratamento superficial tem muita importancia para a conservação de peças e estruturas, é muito importante conhecer  as formas de limpeza e preparação de superficie por causa das atividades a quais são subimetidas na industria. O padrão de qualidade e estética está cada vez mais  elevado por isso é neccesário o conhecimento sobre tratamento superficial. No processo de desengraxamento se encaixa a limpeza por solvente inorgânico, limpeza por solvente orgânico, desengraxamento eletrolítico e desengraxamento com auxílio de ultrassom. No processo de decapagem, encaixa-se a decapagem mecânica, decapagem por processos térmicos, decapagem quimica e decapagem eletrolítoca

Os processos utilizados no nosso projeto, serão os seguintes:

[pic 3]

Desengraxe - O material a ser galvanizado é imerso em uma solução alcalina, para a remoção de quaisquer substancias orgânicas que possam prejudicar a aderência do zinco.

Figura 1 - Desengraxe

[pic 4]

Fonte: Cursos pegasus

Decapagem-  as peças já desengorduradas, passam por um banho ácido e depois são enxaguadas, para a remoção de carepas de laminação.

Decapagem clorídrica- 15 a 17% HCI

Decapagem com acido sulfúrico -  7,5 a 15% de H2SO4 e em temperatura de 70° a 90°

Figura 2 - Decapagem

[pic 5]

Fonte: Decafer

[pic 6]

Zincagem –O material a ser revestido funciona como cátodo e o material a ser depositado, funciona como anodo  que é ligado ao polo positivo da fonte. O zinco é depositado no metal base e forma uma camada homogênea, fina e muito aderente, a partir de uma solução eletrolítica onde os eletrolidos são sais do material a ser depositado, estão dissolvidos.

Figura 3 - Zincagem

[pic 7]

Fonte: Mundo Educação

Passivação – para que adquira uma camada protetora, ocorre uma passivação em soluções cromatiantes à base de ácido crômico e bricomato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (568.2 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com