TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galvanoplastia Reversa para Recuperação de Ouro

Por:   •  15/10/2015  •  Ensaio  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 5

*Galvanoplastia reversa para recuperação de ouro

        Tipicamente, pensa-se que o ouro é apenas um metal utilizado na fabricação de joias e moedas. Entretanto, sua resistência à corrosão, condutividade e maleabilidade tornam-no útil para eletrônica. Quando o material galvanizado fica inutilizável, é possível recuperar o ouro usando técnicas como a galvanoplastia reversa.

        A galvanoplastia reversa involve o uso de uma solução eletrolítica e eletricidade para retirar um metal (nesse caso, ouro) de um objeto. Ela também pode ser útil para recuperar outros metais.

Eletrônicos que contêm ouro

        Nem todos os materiais eletrônicos possuem ouro. CPUs (unidades central de processamento), pinos e diversos tipos de placas de circuitos são todos objetos que podem conter ouro, e essas placas são particularmente boas para esse tipo de recuperação.

Vídeo com o passo a passo

http://www.tomshardware.com/picturestory/576-gold-silver-cpu.html

Segue o passo a passo:

Um tempo atrás , fizemos um pouco de ouro de placas-mãe. Mas essa não é a única parte de um computador onde o rustless , metal inalterável é usado. É também em CPUs. Especificamente , o elemento é usado sobre os pinos e sobre as almofadas de montagem dos moldes de processador . Além disso, os pequenos fios que ligam os blocos e os pinos são feitos de ouro .

Aqui está a parte mais difícil , no entanto: técnicas de recuperação do metal precioso. Nesta peça , nós também vamos recuperar outro metal precioso : prata.

Por favor note que os produtos químicos utilizados nesta demonstração são extremamente perigosos , especialmente nas concentrações usadas . Portanto , é altamente desencorajá-lo de tentar reproduzir essa experiência em casa.

[pic 1]

Ácido nítrico

Em nosso primeiro passo , os processadores são descartados em um banho de ácido nítrico concentrado . Eles vão passar um tempo lá , como veremos .

[pic 2]

Durante esta fase , o ácido forte reage com certos metais , particularmente cobre e prata . Ácido nítrico não tem nenhum efeito sobre o ouro , no entanto .

Curiosamente , o nosso K5 não parece reagir ao banho forçado ... ainda.

[pic 3]

Vamos jogar em mais alguns processadores. No lado esquerdo, os CPUs foram simplesmente atiradas para uma solução concentrada de ácido nítrico . À direita , depois de alguns minutos , a solução é já assumir uma cor azulada , característica da presença de nitrato de cobre ( II ) , e, assim, de o ião Cu2 . É também importante notar que o banho está agora dando um gás marrom ( dióxido de azoto , ou NO2) .

Cu + 4 HNO3 - > Cu ( NO3 ) 2 + 2 + 2 H 2 O NO2

[pic 4]

Atenção: Isso é perigoso

A reação pode ser mais rápida ( e violenta ) , às vezes, mas é sempre perigoso.

[pic 5]

O Banheira, algumas semanas mais tarde

Depois de algumas semanas , a solução é muito azul, devido à forte presença de Cu2 + íons. O cobre e prata ( entre outras coisas ) são dissolvidos , mas não o ouro .

[pic 6]

Agora vamos remover os processadores do banho

[pic 7]

O próximo passo é filtrar . A prata é na solução como de nitrato de prata ( AgNO3 ) , enquanto que o ouro e alguns outros metais que não foram atacadas pelo ácido nítrico , além de impurezas , permanecem no filtro . Vamos definir o filtro de lado para mais tarde e concentrar-se na solução.

[pic 8]

Nós adicionamos um pouco de cloreto de sódio ( sal comum ) à solução .

[pic 9]

É magia (bem, quase ) ! A prata no nitrato de prata precipitados e formas cloreto de prata .

AgNO 3 ( aq ) + NaCl (aq ) - > AgCl ( s ) + NaNO3 ( aq )

[pic 10]

Agora vamos adicionar um pouco de ácido clorídrico . Em seguida, mergulhar um pedaço de zinco na mesma solução . Atenção: Esta é uma reacção exotérmica !

[pic 11]

Depois de algumas horas , prata metálica torna-se perceptível . Vemos também que o precipitado de cloreto de prata começou a escurecer na luz. O zinco reagiu com o ácido clorídrico para formar di-hidrogenofosfato de ( e cloreto de zinco ) .

Zn + 2 HCl - > H2 + ZnCl2

O dihidrogênio irá reagir com o cloreto de prata formando então a prata metálica .

H2 + 2 AgCl - > 2 Ag + 2 HCl

[pic 12]

Nós filtramos a solução e lavamos tudo. O resultado é prata metálica ! Vamos deixar em pó seco ...

[pic 13]

Agora, tudo o que precisamos fazer é derreter a prata , num cadinho com uma tocha de oxi -butano .

[pic 14]

Assim temos uma pequena e bonita moeda de prata ! Claro , não é 100% puro , o que é impossível com este tipo de processo, mas é razoavelmente perto . Nós suspeitamos que a presença de platina, paládio e ródio . Vamos continuar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (525.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com