TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gargalos Lógicos

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

Dados Gerais

Disciplina

Sistemas de Transporte

Professor

Aluno

Turma

Telefone

e-mail

Análise do Texto

Título do Texto

Gargalos logísticos impedem avanço econômico

Autor (es)

Palavras-Chaves do Texto

Logística

Agronegócio

Preocupação

Investimentos

Descrição do Assunto

A logística é fundamental para o agronegócio no Brasil. Desde o fim da paridade cambial entre o real e o dólar, em 1999, os gargalos logísticos para o crescimento do setor no país chegaram a um limite crítico em 2007.

Apreciação Crítica

O aumento da demanda de alimentos pelo mercado mundial e consequente aumento das exportações brasileiras, deixou a mostra os gargalos logísticos enfrentados pelo setor do agronegócio. Os investimentos dos produtores em tecnologia de ponta para a produção, muitas vezes são perdidos pela falta de transporte e armazenagem adequados.

A demora de investimento do governo só aumenta as desigualdades, já que o grande produtor é capaz de atenuar os efeitos da situação e os pequenos e médios, não. Estima-se que o país perca bilhões de dólares por ano em virtude de uma logística calamitosa. Só em subsídio ao frete das compras oficiais, o governo federal gastou cerca de R$ 1 bilhão em dois anos. De 60% a 65% da safra do Brasil de grãos é escoada por rodovias. Modalidade de frete mais onerosa que as ferrovias e hidrovias.

A falta de planejamento é a grande vilã. A situação só será revertida com os investimentos do Estado e do setor privado na melhoria das rodovias, ferrovias armazenagem e portos.

             

Paralelo com a realidade de sua Empresa (no máximo 100 palavras)

Observação Importante: Este documento não pode ter sua forma alterada, ou seja, a resenha deve ser feita seguindo as regras estabelecidas neste documento. O a ser entregue deverá ter apenas uma página.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (477 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com