TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Mandioca E Amendoim

Exames: Geografia Mandioca E Amendoim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Incas

1. Localização: Se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, da Colômbia ao Chile, o Equador, o Peru as terras altas da Bolívia, o norte da Argentina e do Chile, formam parte de seu território.

2. Estrutura social: Ayllu ou clã, grupo tribal onde o chefe era o membro mais velho. Cada ayllu escolhia dez homens para o serviço militar, cultivo de terras e trabalho nas minas e na construção de obras públicas. Juntos, os ayllus formavam distritos, que integravam as quatro regiões em que se dividia o império.

3. Organização Social: Obedecia a uma rígida hierarquia. O inca (imperador), venerado pelo povo como filho do Sol, exercia o poder supremo e era o chefe temporal e religioso do povo.

4. Educação: A educação chegava somente a uma elite formada por funcionários, chefes valorosos e mesmo por chefes vencidos que haviam sido integrados ao império. Os filhos das pessoas que compõem essa elite eram educados nas escolas de Cuzco onde aprendiam história, astronomia, agrimensura, respeito a um deus supremo. Também lutavam, corriam, fabricavam armas e sandálias. A educação era severa, compreendendo jejuns e exercícios violentos que poderiam até resultar em morte.

5. Economia: Acima de tudo agrária e baseada no plantio de batatas e milho. As técnicas eram muito básicas, pois eles não conheciam o arado. No entanto, os Incas desenvolveram um sistema de irrigação com canais e aquedutos. As terras pertenciam ao estado e eram repartidas, a cada ano, entre os vários "congressos" sociais. Não existia propriedade privada. Os nobres recebiam as melhores terras, que eram cultivadas pelas classes mais baixas. Na pecuária destacavam-se os rebanhos de lhamas, alpacas e vicunhas, que forneciam ao povo Inca, carne, leite e lã, e também eram usados no transporte. O comércio não era importante e não existia moeda. Os Incas construíram uma excelente rede de estradas que ligava Cuzco a todo o resto do império.

6. Agricultura: Era base da economia da época. Ao casar cada lavrador ganhava do recolhedor de impostos de sua aldeia um lote de terra.

Estima-se que os incas cultivaram 700 espécies de vegetal. O sucesso de agricultura inca era a existência de estradas e trilhas que facilitavam a distribuição da colheita numa vasta região. As principais alimentos plantados eram batata, batata doce, milho, pimentas, algodão tomate amendoim e mandioca.

Bibliografia: http://historia-mais-historia.blogspot.com.br/2011/10/caracteristicas-dos-povos-incas.html; http://www.suapesquisa.com/astecas/;http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20070731103954AA9hwoH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com