TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria Analitica nas Engenharias

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 7

Alunos: Diogo Fernandes Leal, Eliton Barreiros Custódio

Instituição: FUCAP-Faculdade Capivari

Curso: Engenharia de Produção 2ª fase Not.

Prof.: Flávio Calonico

Geometria analítica: sua importância e suas aplicações na engenharia de produção.

Resumo

A engenharia de produção vem demonstrado um crescimento muito significativo no mercado de trabalho atual, consequentemente junto a ela crescem também áreas matemáticas. Dentre essas áreas destacamos a geometria analítica, uma área de suma importância em quaisquer que sejam a engenharia. Como objetivo principal do desenvolvimento do trabalho, frisaremos o quanto a GA é fundamental para confecção de projetos na área de engenharia de produção, dando ênfase também em uma breve analise de qual é sua importância.

 Palavras chaves

 Engenharia, otimização, layout.

 

Introdução

Diante as possibilidades de inúmeros cursos em diversas áreas do mercado de trabalho, a engenharia vem tornando-se destaque. Cada vez mais adeptos, curiosos, e fãs de cálculos, desenhos, e projetos veem buscando ingressar em alguma das áreas disponíveis no segmento engenharia.

Destaque principal para a engenharia de produção, um segmento que chama atenção pela disponibilidade de atuação no mercado de trabalho. Não sendo diferente das coirmãs engenharias mecânica, elétrica, eletrônica, possui dentre muitas disciplinas, muitas relacionadas a cálculos. Evidenciando a geometria analítica, uma disciplina com características próprias e fundamental, onde são aplicados cálculos de distancias entre pontos por exemplo. É a disciplina que nos dá fortemente a explicação do plano cartesiano, nos fornecendo a mais clara noção de espaço. Os chamados vetores compostos por seus sentidos, direções e comprimentos. Compreende-se e utiliza-se eles no cotidiano, pois ajudam a dar direção, com o estudo do mesmo sabe-se também que eles contém um módulo (força) da maneira que são medidos e podem fornecer precisamente uma direção. O peso, a aceleração, a velocidade, o campo magnético e outros do gênero que usa-se muito no dia-a-dia, sua unidade de mediada fornece um número real, um sentido e uma direção e isto é grandezas vetoriais.

Engenharia de produção

A Engenharia (tem origem do latim ingeniu que significa faculdade inventiva, talento) de Produção (rede de processo de operação), tem sua atuação iniciada no brasil por volta dos anos 50.

 Uma das buscas da engenharia de produção é pela otimização de processos, o custo mais barato de uma produção, um produto por mais qualidade, funções com menos processos, entre outros padrões que ajudarão a empresa a reduzir custos e aumentar a produtividade. A engenharia de produção vem como uma forte ferramenta de auxilio, no que se trata de aperfeiçoamento e facilitação no processo produtivo. Acredita-se que o seu surgimento se deu na revolução industrial, quando houve a troca da mão de obra humana por máquina (um processo de baixar custos e desperdícios). Assim surgiu a necessidade de organizar e administrar complexos sistêmicos de produção, visão esta que ajudava na melhoria da produção das grandes fábricas. A engenharia de produção começou dentro da engenharia mecânica, um marco foi a máquina que Henry Ford apresentou ao mundo: o carro. E no cenário a procura era muita e pouca qualidade nos processos refletindo no produto final, mas o que mais marcou foi a implantação da produção em massa, que muitas companhias no mundo todo tentaram copiar mas sem sucesso, até que no ano de 1956, um engenheiro da companhia japonesa Toyota Taiichi Ohno, conseguiu perceber que esta produção em massa precisava de alguns ajustes, pois havia muito desperdício.

 Sendo assim tendo esta visão diferenciada, uma visão de otimização, e cheia de agregação de valores sendo que os fundamentos da Toyota são a perseguição e eliminação das perdas, principio também da engenharia de produção. Portanto é dessa forma que a engenharia de produção está crescendo, e cada vez mais se consolidando no mercado de trabalho.

História da geometria analítica

A história da matemática é muito antiga, começa por volta de 287 a.C e tem início na Grécia antiga, mas acredita-se que a existência da matemática em um todo acontece desde que existe a civilização aonde os homens faziam trocas de mercadorias isto é a prova da existência e do uso no cotidiano, que precisa-se e usa-se ele o tempo todo. Alguns dos principiantes destes métodos matemáticos foram: Arquimedes (287- 212 A.C), Issac Barrow (1630 -1677), Pierre de Fermat (1601- 1665), entre outros. Porem os principais nomes que são considerados os pais da matemática foram: Issac Newton (1642-1727) e Gottfried Leibniz (1646- 1716). Mas a fundamentação de cálculos aprofundados aconteceu por volta do século XIX. Quando um estudo foi iniciado, um processo de separação por áreas da matemática, e surgindo uma de suas principais que é a geometria analítica. O primeiro a se aprofundar nesse estudo especifico e a conseguir fazer uma relação entre geometria dedutiva foi o chamado pai das coordenadas René Descartes, ele conseguiu montar um plano quando se estabelecia pontos que formaram retas em dimensões e assim fazer um estudo variado. A geometria primeiramente foi chamada de geometria cartesiano (em homenagem a Descartes), que conseguiu realizar todos os fundamentos dos cálculos, criou também fundações e métodos da geometria por volta de 1637.  

 Um fato histórico e interessante que evidencia o uso da geometria para a localização e a delimitação foi muito antigamente no Egito, quando era demarcado os territórios, só que quando o rio Nilo transbordava, causava uma grande inundação, assim apagando as marcas da limitação do território, de forma para eles poderem arrumar rapidamente usavam o método que baseava-se no triangulo de lados 3,4 e 5 que é o retângulo. Outros exemplos seriam as pirâmides e os templos construídos pelas civilizações egípcia e Babilônica. Percebe-se hoje em torno de toda a nossa história esta forte influência da Geometria analítica.

A história da geometria analítica trata os termos x, y, como eixo das abscissas e ordenadas (FIG.01). Quando trata-se dos termos x, y, z o gráfico apresenta-se em três eixos (FIG.02)

FIG.01

[pic 1]

FIG.02

[pic 2]

Exemplo de um exercício prático.

  1. Calcule a distância entre A e B;
  2. Sabendo-se que as coordenadas cartesianas baricentro do triângulo ABC são    (xG, Yg) =(1), calcule as coordenadas ( xc, xy) do vértice C do triângulo.[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Geometria analítica na engenharia de produção

  Com o mercado de trabalho cada vez mais disputado e concorrido em todos os segmentos e áreas, as pessoas veem tentando se sobre saírem através de aprofundamentos educacionais. Indiferente de faixa etárias e sexo, homens e mulheres tentam ingressar ou até mesmo mudar de área a partir de cursos de graduação e pós graduação de diferentes níveis (especialização, doutorado, mestrados, e outros). Diante as múltiplas opções de cursos, a engenharia destaca-se diante a essas opções. Com um mercado amplo, onde o formado estará apto a exercer variadas funções, o engenheiro tem grandes possibilidades de entrar no mercado atuando desde supervisor de produção a um cargo de confiança como por exemplo uma gerencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (388.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com