TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria Analítica e Introdução à engenharia

Por:   •  23/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário Brasileiro

Curso de Engenharia Civil

Geometria Analítica e Introdução à engenharia

José Luiz Pereira do Nascimento

Recife, 18 de Setembro.

2019

Introdução

A engenharia vem desempenhando um forte papel no nosso cotidiano desenvolvendo soluções e melhorando e aprimorando o já usual; mas para tal acontecimento  houve  a necessidade de um aprofundamento matemático, e desta necessidade surge a geometria analítica uma ciência bem antiga datada do século XVII, sua finalidade abrange localização no espaço, construção de retas e pontos, uma visão de planos, etc... Assim vemos o avanço obtido para engenharia através desta ciência onde podemos nos localizar através de um estudo de retas. Um exemplo atual para isso seria o GPS onde se obtém coordenadas através dos satélites e melhor possibilita fazer um analise logística através de vetores e analisando em um plano criando a melhor rota a seguir.

O surgimento da geometria analítica

A geometria analítica surgiu o matemático francês Rene Descarte que queria encontrar um método que resolvesse qualquer problema, onde em 1637 publicou um livro chamado  O discurso do método; onde segundo Durval estabelece a palavra registro como sendo exclusiva para representações matemáticas.

Em primeiro lugar esta e uma palavara que Descarte utiliza nas primeiras paginas de sua geometria. Em segundo, esta palavra tambem se refere a extensão dos recursos disponiveis em dominios como a voz, os instrumentos musicais, os modos de se expressar : falamos, por exemplo de “registros” para designar o comando de cada um dos jogos de um órgao. (DUVAL. 2013,p.8).

A ideia é tida por Descarte era de inicialmente criar uma duvida, assim, com duvidando de todas as coisas procuraria verdades claras e distintas, logo após, estudar o desconhecido e comparar as verdades.

Em um primeiro momento Descartes aplica a duvida, ele começa a duvidar de todas as coisas e depois procura verdades claras e distintas. Em seguida procura estudar coisas desconhecidas e comparando com as verdades claras e distintas. (AVRITZER, 2009).

Aplicações

Com os problemas, começamos a perceber através de vários estudos as aplicações para a geometria analítica, matemáticos criaram formulas para resolver problemas conseguindo assim provar a verdadeira importância dos cálculos.

Segundo Descartes, as verdades claras e distintas, no caso da geometria, são os segmentos que ele, como os gregos anteriormente, identificam com os números. Na consideração de um certo problema, devemos escrever a  equação que liga os segmentos conhecidos ao desconhecidos e a partir delas resolver os problemas. Ele observa que a geometria é “difícil” e a álgebra “fácil”, e que seu método, nesse caso, se limitava a resolver os problemas difíceis que os gregos haviam proposto pela álgebra, mais clara e fácil de manipular. (AVRITZER, 2009, p.12)

Os fundamentos da engenharia têm como base a matemática e seus derivados,  sendo a geometria uma forte aliada fornecendo embasamentos para a utilização pratica e teórica.

Segundo Shingo (1996, p.37) um processo é visto como fluxo de matérias no tempo e no espaço. Sabendo que a produção se baseia em importância de processos, se percebe a atuação da engenharia, pois é ela que ajuda a fornecer essa noção de espaço do plano cartesiano para ter uma visão dos processos.

Entende-se através das definições citadas que a geometria analítica e de suma importância para o desenvolvimento da engenharia desde processo construtivos  a desenvolvimento de softwares , servindo de ponte para evolução dessa ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com