TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geoprocessamento Aplicado a Area de Meio Ambiente

Por:   •  16/4/2020  •  Artigo  •  4.286 Palavras (18 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 18

GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ÀREA DE : um estudo de caso baseado em processamento digital de imagens e sensoriamento remoto

MARCELLE BOTAN PORFIRIO

marcelle.g.botan@gmail.com

______________________________________________________________________

Resumo

Neste trabalho foi realizado um levantamento quantitativo e qualitativo de variáveis ambientais específicas com o objetivo de avaliar os conflitos de uso do solo em áreas de preservação permanente na microbacia hidrográfica do Ribeirão Manoelito, Caçapava (SP), tendo em vista que as áreas de conflitos definidas pelo mau uso do solo vem causando problemas ao meio ambiente, resultando em desequilibrio ecológico e desgaste dos recursos naturais, especialmente quando se refere as áreas de preservação permanente, que tem importância fundamental para o equilíbrio de ecossistemas e preservação dos recursos hídricos.  Para o diagnóstico ambiental da área de estudo utilizou-se o software QGis e imagens do satélite Landsat 8, por meio de análises dos produtos (mapas) resultantes da sobreposição de informações que possibilitou compreender os impactos ambientais da expansão urbana na bacia. Os resultados mostram que dos 151,35 ha de áreas de preservação permanentes hídricas, 138,83 ha encontram-se ocupadas por diferentes tipos de usos do solo, dentre eles: agricultura (9,11%), áreas construídas (38,38%), áreas de pastagem (40,11%) e solo exposto (4,13%). Em relação a adequação da área de estudo à legislação ambiental, verificou-se que 91,73% das áreas de preservação permanente econtram-se ocupadas por usos inadequados.

Palavras-chave: Uso do solo; Geoprocessamento; Áreas de Preservação Permanente; Sistema de Informação Geográfica; Análise Ambiental.

Abstract

In this work a quantitative and qualitative survey of specific environmental variables was carried out with the objective of evaluating the land use conflicts in areas of permanent preservation in the Manoelito´s riverside hydrographic basin, Caçapava (SP), considering that the areas of defined conflicts due to the bad use of the land has been causing problems to the environment, resulting in ecological imbalance and erosion of natural resources, especially when it refers to the areas of permanent preservation, which is of fundamental importance for the balance of ecosystems and the preservation of water resources. For the environmental diagnosis of the study area, the QGis software and images of the Landsat 8 satellite were used to analyze the products (maps) resulting from the overlap of information that made it possible to understand the environmental impacts of urban expansion in the basin. The results show that of the 151.35 hectares are permanent water preservation areas, 138.83 hectares are occupied by different types of land use, such as agriculture (9.11%), building areas (38.38% ), pasture areas (40.11%) and exposed soil (4.13%). Regarding the adequacy of the study area to environmental legislation, it was verified that 91.73% of the permanent preservation areas are occupied by inadequate uses.

Keywords: Land Use; Geoprocessing; Permanent Preservation Areas; Geographic Information System; Environmental Analisys.

______________________________________________________________________

1. Introdução[a]

Segundo o Novo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2.012), são consideradas áreas de preservação permanente (APPs), aquelas protegidas nos termos legais que apresentam ou não cobertura vegetal nativa, com funções ambientais de preservação dos recursos hídricos, da paisagem, geologia, da biodiversidade e o fluxo gênico da fauna e flora, a proteção do solo e a garantia do bem estar das populações.

A destruição da vegetação em APPs de margens de curso d´água não afetam somente a biodiversidade terrestre. As atividades agropecuárias exercem efeito negativo sobre a qualidade e quantidade de água disponível para consumo, causando dificuldades em relação a recuperação florestal em função do pisoteio de animais, exposição do solo e a espécie de gramíneas invasoras, além de enchentes e inundações devido a diminuição da vazão.

Com o desenvolvimento de sofisticados algo-ritmos e a sua incorporação ao conjunto de fun-ções dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), tem sido possível o processamento rápido e eficiente dos dados necessários para caracterização das variáveis morfométricas do terreno, essenciais para análise das intervenções antrópicas em bacias hidrográficas (OLIVEIRA, 2002).

A expansão desordenada das atividades antrópicas tem se tornado cada vez mais preocupante, porque tem avançado sobre as áreas reconhecidamente protetoras dos recursos naturais, dentre as quais destacam-se as Áreas de Preservação Permanente (APPs). A escolha da análise justifica-se pela necessidade de preservação e conservação das APPs, estas áreas que servem de proteção á ambientes frágeis que compõem e são essenciais ao longo de bacias hidrográficas, como as áreas úmidas, em especial nascentes de cursos d´água e vegetações ciliares.

O Código Florestal prevê faixas e parâmetros diferenciados para as distintas tipologias de APPs, de acordo com a característica de cada área a ser protegida. No caso das faixas mínimas a serem mantidas e preservadas nas margens dos cursos d’água (rio, nascente, vereda, lago ou lagoa), a norma considera não apenas a conservação da vegetação, mas também a característica e a largura do curso d’água, independente da região de localização, em área rural ou urbana (SCHÄFFER, et al., 2011)

O presente estudo teve como objetivo geral analisar o grau de preservação das Áreas de Preservação Permanente da microbacia do Ribeirão Manoelito e como objetivos específicos avaliar os conflitos de uso e cobertura do solo na área e auxiliar o planejamento ambiental, bem como no contexto de políticas públicas de proteção e de recuperação das áreas degradadas. Para realização das análises de APP e uso e cobertura do solo foram utilizados dados espaciais e imagens de satélite, tratadas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). As metodologias implementadas por meio de SIG são uma alternativa ágil e eficiente para realização de análises ambientais.  

Este estudo assemelha-se aos estudos elaborados por MARTINS, F.C., BRAGA, R.A., VENEZIANI JUNIOR, C.T. (2014), por utilizarem imagens do satélite Landsat 8 para diagnosticar os conflitos de uso do solo em áreas de preservação permanente, assim como o estudo elaborado por NARDINI, R.C.; CAMPOS, S.; RIBEIRO, F.L.; GOMES, L.N.; FELIPE,A.C.; CAMPOS, M, (2015), diferindo apenas pelo uso das imagens do satélite Landsat 5.

Esta pesquisa está estruturada em cinco seções. Além dessa introdução, a seção 2, o referencial teórico, apresenta o cenário  no Brasil, bem como conceitos e definições sobre geoprocessamento, processamento digital de imagens e sensoriamento remoto. A seção 3 apresenta a metodologia da pesquisa, incluindo a representação cartográfica da área de estudo e destacando as ferramentas, softwares e procedimentos utilizados na pesquisa. Os resultados são apresentados na seção 4, sendo a conclusão apresentada na seção 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (817.7 Kb)   docx (569.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com