TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA; LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL; TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO DE DADOS EM ESTUDOS AMBIENTAIS; ANALISE INTEGRADO DO MEIO AMBIENTE E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Exames: TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA; LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL; TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO DE DADOS EM ESTUDOS AMBIENTAIS; ANALISE INTEGRADO DO MEIO AMBIENTE E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2014  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

MARINA GOMES MIRANDA SILVA

MARIA OSMEIRE BEZERRA DE MOURA

LEONARDO DIAS DUARTE

JÃNIA NÚBIA PIMENTA

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA; LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL; TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO DE DADOS EM ESTUDOS AMBIENTAIS; ANALISE INTEGRADO DO MEIO AMBIENTE E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Primavera do leste-MT

2011

MARINA GOMES MIRANDA SILVA

MARIA OSMEIRE BEZERRA DE MOURA

LEONARDO DIAS DUARTE

JÃNIA NÚBIA PIMENTA

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA; LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL; TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO DE DADOS EM ESTUDOS AMBIENTAIS; ANALISE INTEGRADO DO MEIO AMBIENTE E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Metologia Cientifica; Legislação e Direito Ambiental; Técnicas de geoprocessamento de dados em estudos Ambientais; Ánalise Integrado do Meio Ambiente e Recuperação de Áreas Degradadas

Professores: Luciana Pires, Andreia Zômpero; Jossam Batistute; Thiago Domingos

Primavera do leste-MT

2011

INTRODUÇÃO

Moramos na cidade de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso.

A cidade fica localizada no centro-oeste á 250 km da capital Cuiabá com aproximadamente 60 mil habitantes.

Cidade rica na produção e plantio de soja, algodão, milho, sorgo e feijão.

As lavouras são próximas da cidade, e como as lavouras são grandes também é o consumo de agrotóxicos, que agride e contamina ar e água da cidade.

E aqui também é um solo com inúmeras nascentes de águas quentes.

A cidade foi fundada há 26 anos e em, um trecho da estrada em uma das BR que da acesso a cidade vizinha abriu uma cratera que os mais conhecedores diz que é por causa das rochas de água quentes.

Como é uma região de nascente, onde foi feita a rodovia, em função do crescimento da cidade, como ali e fundo de vale, e o escoamento de águas fluviais cai ali esse fundo de vale deveria ser canalizado. e essa abertura do solo fez com que engenheiros estudassem uma forma de aproveitar aquele espaço transformando ali em rede de esgoto fluvial.

Em função da duplicação da BR houve a necessidade de ser aterrada, e nivelada, colocaram manilhas e fecharam o buraco esse trabalho demorou 5 meses para ficar concluído.

Com coordenadas de:

“Latitude: 15°, 33’, 36, 86”, S

Longitude: 54°, 17’,29,14”, W

Foto das manilhas:

Para a execução da obra houve a necessidade de material de empréstimo (aterro) que foi extraído da cascalheira a qual faremos um projeto de recuperação.

Ela fica localizada no fim da Avenida Ângelo Ravanello no bairro são Jose.

Com a coordenada:

Latitude 15°, 33, 46,34”S

Longitude. 54º, 16, 49,67”W

O local é chamado de furnas, e fica próximos a 5 bairros da cidade. E a informação que tivemos é que já vem tirando aterro dali a vários anos, pois quando a necessidade de se construir algo é de La extraído o cascalho como: a escola técnica e a construção da ponte. Mais o nosso foco vai para essa construção na BR, pois ali acompanhamos com fotos e fatos.

Bacia hidrográfica, nascente Rio Coeté, que insere a bacia do Rio Prata.

A temperatura média anual varia entre 18 e 22°c e a umidade relativa do ar pode variar de 12 a 85% (IBGE,2010).

O projeto de rede de esgoto fluvial ficou pronto mais em compensação, ficou um outro buraco enorme aberto, abalando as estruturas das construções de casas nos bairros vizinhos que com bem pouco tempo começaram a aparecer rachaduras, diagnostico esses que obtivemos de engenheiros da cidade.

Ficando claro que área degradada refere-se a alterações de um ecossistema natural, segundo (Carpenezzi) et. AL.(1990).Áreas Degradadas são aquelas que após sofrerem em distúrbio, tiveram eliminados seus meios de regeneração natural, apresentando baixa resilência.

A atividade da cascalheira é uma das formas mais graves de degradação a um ambiente, pois a atividade necessita da supressão da vegetação e da retirada da camada superficial do solo para que possa fazer a extração da larvra, deixando frequentemente a “Rocha Mãe”.

O desmatamento e a extração retiram nutrientes que são essenciais para o equilíbrio ecológico do ecossistema (Correa,2006). O maior estoque de nutrientes disponíveis encontra-se na biomassa aérea e subterrânea (Haridasan<1992), e não nos solos como muitos acreditam. Já os estoques de carbono, em áreas naturais de cerrado sentido restrito, concentram-se em sua maioria no solo, representando 89% do total, enquanto a parte aérea e as raízes representam apenas 4.7% respectivamente (Paiva2006).

De acordo com a Legislação Ambiental Pertinente do pondo de vista do patrimônio publico, o meio ambiente é um bem publico de uso comum do povo. Não obstante, como é o caso das unidade de conservação pode ser um bem publico uso especial (artigo66 código civil Brasileiro). A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com