TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador de corrente alternada

Artigo: Gerador de corrente alternada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA

O gerador de corrente alternada é um dispositivo que converte a energia mecânica em energia elétrica. O gerador mais simples consta de uma espira retangular que gira em um campo magnético uniforme.

O movimento de rotação das espiras é produzido pelo movimento de uma turbina acionada por uma corrente de água em uma central hidroelétrica, ou por um jato de vapor em uma central térmica. No primeiro caso, uma parte da energia potencial água represada se transforma em energia elétrica; no segundo caso, uma parte da energia química se transforma em energia elétrica ao queimar carbono ou outro combustível fóssil.

Quando a espira gira, o fluxo do campo magnético através da espira varia com o tempo é produzida uma fem. Os extremos da espira são conectados a dois anéis que giram com a espira, tal como se vê na figura. As conexões ao circuito externo são feitas mediante escovas estacionárias em contato com os anéis.

Se conectarmos uma lâmpada ao gerador veremos que pelo filamento da lâmpada circula uma corrente que faz com que se torna incandescente, e emite tanto mais luz quanto maior seja a velocidade com que gira a espira no campo magnético.

Com este exemplo, completamos as três formas que existe de variar com o tempo o fluxo de um campo magnético através de uma espira, F =B•S, como produto escalar de dois vetores, o vetor campo B e o vetor superfície S.

Quando o campo varia com o tempo.

Quando a área da espira varia com o tempo.

Quando o ângulo entre o vetor campo B e o vetor superfície S varia com o tempo.

MOTORES DE INDUÇÃO POLIFASICOS

• Principio de Funcionamento

O motor de indução é o tipo de motor CA mais freqüentemente usada pela sua construção simples e resistente de boas características de funcionamento. Ele consiste em duas partes: o estator (parte estacionária) e o rotor (parte rotativa). O estator está ligado a fonte de alimentação CA. O rotor não está ligado eletricamente a alimentação. O tipo mais importante de motor de indução polifasico é o motor trifásico. (As maquinas trifásicas possuem três enrolamentos e fornecem uma saída entre vários pares de enrolamentos.) Quando o enrolamento do estator é energizado através de uma alimentação trifásica, cria-se um campo magnético rotativo. A medida que o campo varre os condutores do rotor, é induzida um fem nesses condutores ocasionando o aparecimento de um fluxo de corrente nos condutores. Os condutores do rotor transportando corrente no campo do estator possuem um toque exercido sobre eles que fazem o rotor girar.

Motores Síncronos

Como os motores de indução, os motores síncronos têm enrolamentos no estator que produzem um campo magnético rotativo. Mas, ao contrario do motor de indução, o circuito do rotor de um motor síncrono é excitado por uma fonte CC. O rotor engata na mesma rotação de um campo magnético rotativo e o acompanha com a mesma velocidade. Se o rotor sair do sincronismo com o campo rotativo do estator, não se desenvolve nenhum torque e o motor pára. Como um motor síncrono desenvolve um torque somente quando gira na velocidade de sincronismo, ele não tem partida própria e conseqüentemente precisa de algum dispositivo que faça o rotor girar na velocidade de sincronismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com